Líder do agronegócio no estado há mais de dez anos, pelo segundo ano o município chegou ao marco de um 1 bilhão no Valor Bruto da Agropecuária. A primeira vez foi em 2009, referente a safra 2008/2009.
“Para nós é uma grande conquista e esta comemoração visa fortalecer e apoiar o produtor rural neste processo”, disse o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, ressaltando a importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento do município. Segundo ele, se for considerado apenas o que o VBP representa em termos de arrecadação, o valor é pequeno. Ele destaca que é necessário considerar que a agropecuária fornece a matéria-prima para movimentar a agroindústria, que representa um volume maior, graças ao valor agregado. “Um bilhão do VPB equivale a R$ 7 milhões de retorno de ICMS, dos 50 milhões que integram o Orçamento do Município. O valor é pequeno, mas a matéria prima gerada no campo é fundamental para a movimentação da indústria, que gera uma arrecadação muito grande para o município. É toda uma cadeia produtiva que precisa ser mantida”, acrescenta o prefeito.
Para o evento, o prefeito pretende contar com a presença do ministro da Agricultura, do governador do estado, entre outras autoridades ligadas do setor, mostrando a força do agronegócio em Toledo e a importância do homem do campo. “Queremos valorizar quem trabalha e produz em Toledo e todos os parceiros envolvidos neste processo”.
Durante o café foi apresentada a proposta da realização do evento, aprovada pelos presentes, que também confirmaram apoio, auxiliando na organização e na mobilização dos envolvidos.
Da Assessoria - Toledo