Casa de not%c3%adcias 1144x150

PANDEMIA

Covid-19: Segundas doses serão antecipadas e aplicadas nas UBS’s

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (20), algumas alterações nos locais e prazos para a dispensação de segundas doses de vacina contra o coronavírus
20/10/2021 - 19:19
Por Assessoria


A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (20), alterações nos locais e prazos para a dispensação de segundas doses de vacina contra o coronavírus. De forma gradativa, a partir da quinta-feira (21), as unidades básicas de saúde (UBS’s) começarão a administrar a segunda dose do imunizante. As primeiras e terceiras doses já são aplicadas nas UBS’s dos bairros. 

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (20), algumas alterações nos locais e prazos para a dispensação de segundas doses de vacina contra o coronavírus. De forma gradativa, a partir da quinta-feira (21), as unidades básicas de saúde (UBS’s) começarão a administrar os imunizantes. As primeiras e terceiras doses já são aplicadas nas UBS’s dos bairros. 

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a intenção é facilitar o acesso da população ao serviço e, a partir do momento em que todas as UBS’s estiverem realizando o procedimento, encerrar o trabalho no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, liberando o espaço novamente para as programações esportivas. Para organizar a nova etapa foi realizada uma reunião com representantes das unidades onde foram apresentados os fluxos.

Até o momento, as segundas doses são realizadas no Hugo Zeni e nas UBS’s do Santa Clara IV e do Jardim Europa. “A partir de quinta também teremos vacinação das três doses no São Francisco e Jardins Panorama, Bressan e Pancera. Estarão disponíveis os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca”, disse a responsável pela vacinação Covid, Sonia Pessi.  Sobre a necessidade de realizar a implementação do procedimento de forma gradativa, a informação é de que existe a necessidade dos técnicos do setor de epidemiologia acompanharem os processos. 

Outro fator apontado como determinante para a inserção escalonada da dispensação nas unidades é por conta das demais vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Temos várias vacinas e cada uma tem suas características. Sempre que se insere mais uma é preciso reorganizar fluxos”, explica.

Atencipação


Outra situação destacada pelo Departamento de Vigilância em Saúde é a antecipação das segundas doses da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre uma dose e outra era de 12 semanas, mas segundo o último informe do Ministério da Saúde, o tempo caiu para oito semanas (56 dias). “É preciso observar a data da primeira dose. Se já tiver completado 56 dias, a pessoa já pode procurar um dos locais de aplicação da segunda dose para tomar o imunizante”, explicou Sonia Pessi. 

 

Cronograma de início das segundas doses nas UBS’s


21/10

UBS Jardim Panorama
UBS Jardim Bressan
UBS Jardim Pancera
UBS São Francisco
 

25/10

UBS Cosmos
UBS Jardim Coopagro
UBS Vila Industrial
 

28/10

UBS Jardim Porto Alegre
UBS Jardim Concórdia

03/11

UBS Alto Panorama
UBS Centro
UBS Jardim Maracanã
Sem nome %281144 x 250 px%29