Banner 1144x150 px

EDUCAÇÃO

UFFS - Campus Realeza retoma atividades presenciais gradualmente

O início do segundo semestre letivo de 2021 começa dia 8 de novembro
26/10/2021 - 17:59


Neste mês de novembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza retoma, gradualmente, as atividades administrativas de forma presencial. O retorno atende às medidas definidas no Subplano de Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas, bem como a Instrução Normativa do Ministério da Economia sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.

O retorno dos técnicos-administrativos em educação será a partir do dia 3 de novembro, de forma escalonada. Todos os setores terão atendimento presencial em, pelo menos, dois turnos do dia. O atendimento será de segunda a sexta-feira, os horários de cada setor estarão afixados no local.

“Neste primeiro momento do retorno ao trabalho presencial, o Conselho do Campus Realeza optou, como medida de precaução, por escalonar os turnos e o quadro de pessoal, para não colocar nenhum servidor em situação de risco. Trata-se de uma medida que será avaliada constantemente e, a depender dos seus resultados, poderá incitar o avanço para outras etapas do retorno, com a presencialidade integral dos servidores no campus”, explicou o diretor do Campus Realeza, Marcos Antonio Beal.

Aulas práticas presenciais

Desde o mês de setembro, estão sendo realizadas algumas atividades práticas nos laboratórios da UFFS, conforme as normas sanitárias e as medidas de cada nível de segurança operacional (NSO), que é definido regularmente pelo Conselho do Campus Realeza. O NSO varia entre 1 (risco baixíssimo) e 5 (risco altíssimo), sendo estabelecido, a partir do dia 8 de novembro, o nível 3, que é considerado de médio risco.

É também a partir do dia 8 de novembro que se inicia o segundo semestre letivo de 2021 na UFFS e, em razão do NSO 3, fica permitido o desenvolvimento de estágio presencial nas escolas e aulas práticas presenciais para todos os cursos de graduação, com a utilização de laboratórios e área experimental. Por enquanto, os cursos de Nutrição, Ciências Biológicas, Física e Medicina Veterinária ofertarão alguns componentes curriculares (CCRs) de maneira presencial. Já os cursos de Letras – Português e Espanhol, Química e Administração Pública não ofertarão CCRs práticos presenciais no segundo semestre.

De acordo com o diretor do Campus Realeza, o retorno integral às aulas presenciais depende da classificação do NSO para o nível 1, o menos restritivo da escala. “Das quatro variáveis que contribuem para a definição desse índice, é necessário avançar na vacinação da comunidade acadêmica. Hoje temos 55% de vacinados com as duas doses e chegaremos a 85% ao término do mês de janeiro, o que possibilitará a retomada das atividades letivas presenciais. Isso, claro, caso as outras variáveis – comportamento da epidemia e ocupação hospitalar – permaneçam em condições estáveis, como o período de agora”, explicou.

Outras unidades do Campus Realeza como a Clínica-Escola de Nutrição e o Hospital Veterinário Universitário permanecem com o atendimento ao público, seguindo todos os protocolos de segurança.

Rematrícula

No momento da rematrícula (de 27 de outubro a 02 de novembro), via Portal do Aluno, o estudante de cada um dos cursos do Campus Realeza terá ciência quanto aos componentes (CCRs) que poderão ser executados na presencialidade. Cada CCR recebeu uma classificação quanto à forma de ministração: "Remoto" ou "Remoto ou presencial". Assim, os CCRs classificados como "Remoto ou presencial" podem ser ofertados de modo presencial quando houver condições, sendo observado o NSO do Campus. Os CCRs que foram classificados como "Remoto" continuam nessa condição até o final do segundo semestre de 2021, que se encerra no dia 14 de abril de 2022.

A lista completa de quais componentes práticos serão ministrados de maneira presencial estão disponíveis no site da UFFS: www.uffs.edu.br.
01   casa de not%c3%adcias 01 %281%29