Img 3650

EDUCAÇÃO

Biopark Educação realiza primeira Semana Acadêmica de Farmácia

O objetivo foi promover a interação e troca de conhecimento entre os participantes.  
27/10/2021 - 14:57
Por Assessoria


De 20 a 22 de outubro, foi realizada a primeira Semana Acadêmica do Biopark Educação (SABE), do curso de Farmácia. O evento trouxe diversidade em palestras, minicursos e apresentação de mais de 40 trabalhos acadêmicos. O objetivo foi promover a interação e troca de conhecimento entre os participantes.  

A abertura do evento teve a palestra da fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi. “Na vida a gente tem desafios e tem algumas coisas que nos ajudam a vencer esses desafios e uma das primeiras coisas, que é a nossa âncora, que nos baliza muito, é sempre estar acordado para as oportunidades e para estudar. Hoje em dia a oportunidade de estudar está por aí, é uma questão de parar e olhar”, diz Carmen.  

A fundadora do Biopark também ressaltou a importância de estar preparado para o mercado de trabalho. “Vocês têm um desafio pela frente, que é estarem preparados, portanto, aproveitem as oportunidades, valorizem aquilo que o Biopark oferece para vocês, esse é apenas o começo de uma longa história que vai se seguir”, acrescenta.  

Além de Carmen Donaduzzi, o evento teve como palestrantes o Diretor do Biopark Educação, Victor Donaduzzi, que falou sobre os principais projetos da Instituição; Franciele Fiorentin, da empresa Support Perícias, abordando o papel do farmacêutico em perícias forenses; O Laboratório Clínico e a Responsabilidade do Farmacêutico, com Walniza Fátima Girelli Viezzer, Farmacêutica Bioquímica pela UFPR; Canabidiol, com Liberato Brum, da Prati-Donaduzzi;  e o Farmacêutico na Oncologia, com a farmacêutica Giovana Lullo Olsen.  

A Semana também teve a realização de oito minicursos, entre eles Biofilmes Antimicrobianos, Primeiros Socorros, Prebióticos e Probióticos e ainda Micropropagação de Plantas de Interesse Farmacêutico.

Premiação de trabalhos  

Durante a semana os alunos também demostraram o empenho na pesquisa científica, apresentando mais de 40 trabalhos produzidos na graduação, no curso técnico de farmácia e no Clube de Ciências do Biopark Educação.  

Os trabalhos foram avaliados por uma banca examinadora e premiados. Com destaque para o 1º Lugar da graduação com o tema Estudos pré-clínicos com Digitalis Ianata: Uma revisão bibliográfica; 1º Lugar no curso técnico, com Estratégias metodológicas no Ensino de Química Orgânica e 1º Lugar Clube de Ciências, com o tema Construção de maquete simulando o funcionamento de um aviário para testes com Alphitobius diaperinus.

 A Semana teve a organização dos alunos do 2º semestre de farmácia com auxílio dos professores e foi uma forma de aprofundar conhecimentos e apresentar novas áreas. “Os minicursos e as palestras trouxeram assuntos que não veríamos com tanta profundidade no dia a dia. E para nós, do segundo semestre, que também organizamos, foi muito satisfatório”, comenta o aluno Maylon Cortez Peres.  

 “Tanto o minicurso quanto as palestras nos ajudam a visar um futuro para seguir e a agregar conhecimento ao nosso currículo”, diz a aluna Emanuele Steffens, do segundo semestre.

De acordo com a coordenadora da graduação em Farmácia, Graziella Florence Miola, o saldo do evento foi muito positivo. “Tivemos um saldo muito positivo, com uma integração entre o curso de graduação, o técnico em farmácia e o Clube de Ciências. Queremos agradecer profundamente a participação dos alunos e dos professores. Essa integração é muito importante e ela veio para somar mais uma vez com as atividades desenvolvidas aqui, dentro do Biopark Educação”, explica.
Sem nome %281144 x 250 px%29