1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Absorventes arrecadados na FAG Toledo são doados ao projeto Circo da Alegria

Campanha do curso de Direito e Grupo Elza Soares envolve todos os acadêmicos na luta contra a pobreza menstrual
29/10/2021 - 08:48


O curso de Direito da FAG Toledo está na reta final do projeto de arrecadação de absorventes femininos, organizado pelo Grupo Elza Soares. A ação foi um sucesso, com centenas de pacotes doados por acadêmicos, lotando com várias caixas a sala da coordenação do curso. “Tivemos a ideia a partir desta discussão sobre a pobreza menstrual que atinge muitas mulheres em nossa sociedade. Este problema de não ter recursos para comprar o absorvente acontece em todo o país e aqui em Toledo também existem muitas mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam deste suporte”, explica a aluna Eduarda Muller.

Ao saber da iniciativa da FAG Toledo o professor Dado Guerra, coordenador do Circo da Alegria, projeto de circo social instalado no Jardim Europa entrou em contato com a coordenadora do curso de Direito, Camila Milazzotto Ricci, solicitando o repasse de uma parte dos donativos. “O nosso projeto está instalado em uma região carente da cidade e temos muitas alunas, mães e vizinhas daquela região que precisam deste aporte. As mulheres não tem escolha sobre esta questão e todos os meses elas precisam deste material, por isso é necessária uma mobilização para que não falte este item básico de higiene para as mulheres que não podem comprar”, afirma Dado.

De acordo com um relatório sobre pobreza menstrual no Brasil, compilado pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso ao absorvente íntimo. A falta do item faz com que muitas utilizem panos, algodão e até jornal, correndo o risco de sofrer uma infecção durante o período menstrual.

A arrecadação de absorventes continua e na próxima semana será realizada uma ação especial durante a 5ª Feira de Oportunidades da FAG Toledo. O restante do material arrecadado pelos acadêmicos será destinado para outras instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social em Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29