1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Difusão do conhecimento e de talentos marcará o Encantar com Arte 2021

O evento é destinado a professores de Artes e Educação Física e a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino
30/10/2021 - 17:47
Por Assessoria


A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) promove na quarta e quinta-feira da próxima semana (3 e 4/11) o Encantar com Arte 2021. O evento é destinado a professores de Artes e Educação Física e a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino com o objetivo de “promover a arte em suas diversas linguagens por meio de apresentações e exposições, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos”.

A abertura do Encantar com Arte ocorrerá por meio de live que será transmitida pelo canal do Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacionais (Nite) no YouTube, a qual será seguida pela palestra “Arte Contemporânea como Propulsora do Pensamento Pedagógico em Arte” a ser ministrada pela Dra. Susana Rangel. À tarde, a partir das 13h30, a programação segue com a realização simultânea de quatro grupos de estudo (inscrições online neste link) para os quais professores de Artes e Educação Física, bem como um representante de cada Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), foram convidados: Musicalização, com Daline Ferrari, no auditório da Escola de Governo; Artes Visuais, com Edy Braun, no Laboratório de Ciências do Centro Integrado de Políticas Educacionais Professora Maria Iaschombek Doege (Cipe); Artes Cênicas, com Ademir Iung, no Circo da Magia; e Dança Circular, com Solange Maria Mascarello, no Teatro Municipal.

O teatro também servirá de palco, mas no dia seguinte, para a demonstração de talento dos estudantes do 5º ano (devidamente acompanhados de seus professores de Artes e/ou Educação Física) estará em evidência. Tanto no período da manhã quanto no da tarde, eles, após acompanharem os números do Circo da Magia e do Grupo de Cordas da Casa da Cultura, apresentarão números de dança (criativa/urbana, afro/indígena, folclórica e retrô/salão) e música (instrumental e vocal).

Além das apresentações presenciais no Teatro Municipal, o evento contará ainda com trabalhos de dança, música, artes visuais (desenho, fotografia, pintura, gravura, colagem, escultura, instalação, intervenção, performance, happening, video art e stop motion [Exposição virtual]) e artes cênicas (mímica, teatro, dublagem, dramatização e circo) sendo apresentados nas próprias escolas nos dias 4 e 5 de novembro (quinta e sexta-feira), com alguns deles divulgados nas redes sociais da Secretaria da Educação. “As instituições que optaram em realizar sua apresentação na instituição foram orientadas a criarem, desde já, um espaço para exposição dos trabalhos de artes visuais e a organizarem atividades que envolvam o maior número possível de turmas prestigiando números de dança, artes cênicas e artes musicais”, explica a coordenadora de Artes do Departamento de Ensino da Smed, Mariana Baldassaune de Holanda Simonis.

O despertar de talentos é, na opinião da secretária da Educação, Elisângela Batista, um dos pontos mais importantes do Encantar com Arte 2021. “Nosso objetivo é propiciar um olhar diferenciado sobre as diversas linguagens artísticas, fazendo circular em toda a comunidade os conteúdos teóricos, os quais poderão ser vistos, contemplados e aplaudidos”, destaca.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29