1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Reforma da Educação no Brasil é tema de debate na FAG Toledo

As principais alterações e os impactos do BNCC nortearam as discussões do encontro



01/11/2021 - 09:50


Os cursos de Letras e Pedagogia da FAG Toledo se uniram na última semana para realizar um debate sobre o “Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. A mesa ocorreu durante o 17º Encontro Científico e Tecnológico (ENCITEC), contando com a presença de docentes da instituição e professores convidados. “O tema abordado é justamente sobre estas Orientações que precisam ser incorporadas no currículo escolar que vão desde a mudança das nomenclaturas, o debate e a forma como as aulas devem ser conduzidas, os objetivos baseados em competências e habilidades”, explica o professor Gabriel Paiva que mediou o debate, acompanhado de perto pelos acadêmicos dos cursos.

Dentro desta perspectiva a professora Barbara Winiarski Diesel Novaes foi convidada para abordar sobre os desafios a serem superados do ensino da Matemática.  A professora Eliane Aparecida da Silva Luiz trabalhou com a temática na parte voltada para a Educação Infantil.

O professor Ney Arboleya foi convidado para abordar a questão das linguagens dentro das novas orientações e o professor Leandro Crestani trouxe ao debate as orientações sobre o ensino de História e das Ciências Humanas. “São regras que impactam diretamente na base da Educação, os limites e as imposições, que inclusive se assemelham com reformas estabelecidas em outros países como Canadá e EUA, apesar do nosso modelo ser muito diferente destes e de outros países. Foi um debate fundamental para nós que trabalhamos com Educação e para os nossos futuros educadores que vão ter que lidar com estas mudanças profundas na base da nossa Educação”, finaliza Paiva.




Sem nome %281144 x 250 px%29