1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

NDR lança a edição de 2021 dos Cadernos Municipais

. Os Cadernos são compostos por dados socioeconômicos de municípios da região Oeste do Paraná
03/11/2021 - 09:19
Por Assessoria


O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), lançou os Cadernos Municipais de 2021. Os Cadernos são compostos por dados socioeconômicos de municípios da região Oeste do Paraná.

Ao todo, são 21 cadernos com estatísticas municipais, que vão desde a localização, tamanho e geografia dos municípios até o Produto Interno Bruto (PIB) total e por setor e dados do Índice Firjan atualizados até 2016. A publicação dos cadernos acontece desde 2018 e é feita anualmente. A atividade é desenvolvida pelos estudantes de Ciências Econômicas e monitorada pelo professor Jandir Ferreira de Lima.

As informações que compõem as publicações são coletadas pelos estudantes de graduação do curso de Ciências Econômicas para a disciplina Política e Planejamento Econômico. De acordo com o NDR, a ideia da coleta e compilação dos dados dos municípios surgiu junto com uma parceria entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), para a organização de boletins temáticos Atualmente, o projeto é capitaneado pelo NDR, mas focado em informações socioeconômicas dos municípios.

Lima explica que os cadernos municipais foram idealizados para toda a população.

“Os cadernos municipais são destinados ao público geral. No entanto, eles também servem de ferramenta de gestão no setor público, pois trazem informações sobre o desempenho da economia dos municípios. Serve também como instrumento de acompanhamento, pela sociedade civil organizada, das atividades do setor público”, destaca Lima.


Sem nome %281144 x 250 px%29