1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Parque Tecnológico Itaipu apresenta o primeiro bairro público inteligente do país

Detalhes do Programa Vila A Inteligente serão apresentados a gestores do Oeste Paranaense no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Foz do Iguaçu
03/11/2021 - 14:53
Por Assessoria


O primeiro bairro inteligente público do país está sendo implantado em Foz do Iguaçu, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A população da Vila A, de 11 mil habitantes, passa a ser a primeira a vivenciar tecnologias inovadoras de uma cidade inteligente, com a ideia de modificar a estrutura do local que promova melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento.

O bairro, que está localizado nas proximidades do Parque Tecnológico Itaipu e conta com mais de 3 mil residências e estabelecimentos comerciais, está recebendo a adoção de soluções para mobilidade urbana, como semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras com reconhecimento facial e iluminação pública com telegestão, por exemplo. “Trabalhávamos com um ambiente vivo, mas aqui no PTI é uma zona restrita. A nossa ideia de ir para um bairro da cidade era justamente testar em ambientes reais”, explica o gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI, Willbur Rogers de Souza.

Segundo Souza, que apresentará os detalhes do Programa Vila A Inteligente a prefeitos e gestores públicos do Oeste Paranaense, no Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes da Região de Foz do Iguaçu, no dia 19 deste mês, a iniciativa traz o modelo Sandbox, ambiente que permite a experimentação e validação de tecnologias para cidade inteligente em um período de 12 a 18 meses. “Essas tecnologias também podem levadas para os municípios, além da possibilidade de serem implantadas na cidade”, ressalta.

O início efetivo do programa, com as primeiras tecnologias sendo implantadas, aconteceu em julho deste ano. O marco inicial do projeto foi o decreto municipal que estabelece um comitê gestor para acompanhamento e aprovação para o início das propostas a serem implantadas, conforme observa o gerente.

O primeiro edital para atrair empresas de base tecnológica do Brasil, chamado de Smart Vitrine, foi lançado em agosto deste ano, e seis empresas foram selecionadas para implantação de tecnologias em espaços públicos que vão desde bebedouros inteligentes e mobilidade elétrica à simulação dos espaços públicos em ambiente virtual.

“O programa foi contextualizado dentro do Acelera Foz que é um programa lançado aqui para combater a questão da pandemia. Foz é um município com boa parte da sua economia ligada ao turismo, mas a gente vem enquanto Parque Tecnológico trabalhando forte para fazer com que a economia de Foz do Iguaçu possa ser diversificada em outros ramos com a ideia de cidades inteligentes onde empresas de base tecnológica fazem parte”, completa o gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI.

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes - O Fórum marca o retorno dos eventos presenciais da Rede Cidade Digital (RCD) pelo país desde o início da pandemia e será promovido em conjunto com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e Parque Tecnológico Itaipu. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. Em função da redução de público para eventos neste período, as vagas para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Foz do Iguaçu, no PTI, são limitadas.

O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, destaca que o objetivo do evento é promover a troca de experiências e soluções entre as Prefeituras do Oeste Paranaense e lembra que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das administrações públicas. “Por isso vamos tratar de políticas públicas, soluções disponíveis e como as cidades estão investindo em governos digitais”, observa Marinho.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Foz do Iguaçu tem o patrocínio Ouro da 1Doc, Prínter do Brasil e Perfilcomp; patrocínio prata da Sigma Telecom/Furukawa, Dígitro, Betha Sistemas e Head Net Tecnologia.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Foz do Iguaçu

19/11, das 8h às 16h30

Inscrições abertas até o dia 16/11:




Sem nome %281144 x 250 px%29