Banner 1144x150 px

CULTURA

6º Toledo em Dança soma mais de dois mil espectadores presenciais em três dias de festival

O evento contou com aproximadamente 350 bailarinos e bailarinas que participaram das apresentações e batalhas, e 250 participantes das oficinas, todos vindos de Toledo e também de outras cidades do Paraná
03/11/2021 - 18:06
Por Assessoria


O 6º Toledo em Dança foi concluído com sucesso, com uma programação que iniciou na sexta-feira (29) e se estendeu até o domingo (31/10) no Teatro Municipal com a premiação. Foram três dias com apresentações de dança, batalhas de Hip Hop e oficinas ministradas pelos próprios jurados do evento, tudo com direito a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Toledo. O evento contou com aproximadamente 350 bailarinos e bailarinas que participaram das apresentações e batalhas, e 250 participantes das oficinas, todos vindos de Toledo e também de outras cidades do Paraná.

A escolha dos vencedores foi de acordo com a avaliação de um corpo de jurados, em que cada um avaliou somente as apresentações referentes à sua especialidade de dança, categorizadas em Dança de Salão, Jazz Dance, Dança do Ventre, Dança Contemporânea, Danças Tradicionais e Étnicas, Danças Urbanas, Ballet Clássico e Batalhas de Hip Hop. Cada categoria foi dividida em Sênior e Júnior, sendo que os vencedores em 1º lugar receberam prêmios em dinheiro, que somam R$ 5,7 mil no total, viabilizados pela Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria de Cultura.

Para a secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, o 6º Toledo em Dança superou todas as expectativas no que diz respeito à participação, tanto do público que prestigiou o evento, quanto dos dançarinos que se apresentaram. “Nesse sentido o evento é importante porque muitos dançarinos estavam retornando aos palcos pela primeira vez em eventos presenciais. Outro detalhe que é muito importante e precioso para nós da Secretaria de Cultura é a oportunidade que Toledo oferece para que outros municípios participem de um festival da grandiosidade que é o Toledo em Dança”, destaca.

Rosselane ainda ressalta que o evento teve importância também no que diz respeito à qualificação e aperfeiçoamento dos bailarinos, oportunizados pelas oficinas ministradas pelos profissionais. “Nós tivemos que abrir mais de uma oficina por modalidade para atender a demanda da fila de espera de pessoas que se inscreveram quando já tínhamos encerrado as inscrições. Quanto ao público, foram mais de duas mil pessoas que prestigiaram o evento presencialmente, isso sem contar as mostras itinerantes que levaram apresentações a outros espaços públicos, o que dificulta a contabilização desses espectadores”, pontua.

A escolha dos profissionais que compuseram o corpo técnico de jurados foi um processo que iniciou junto com o planejamento da sexta edição do Toledo em Dança. Foi com base em uma reunião técnica com o Fórum de Dança de Toledo, em que foram discutidas as possibilidades da realização do evento de maneira presencial. Na sequência, as escolas que compõem o Fórum fizeram indicações de nomes, que resultaram na consolidação do júri.

Para o professor de Dança Contemporânea, Jefferson Cassimiro, que fez parte do júri e também ministrou duas oficinas, foi um festival maravilhoso, que trouxe para a cidade e região o fomento e expansão cultural-artística. “Os amantes e vivenciadores da dança se dispuseram a estar nesse evento grandioso que a Secretaria de Cultura proporcionou. É tão profícuo ver o Município investindo na cultura artística da cidade, que acaba resultando na expansão da arte para as regiões de Toledo. É gratificante ver toda uma equipe trabalhando em prol da cultura”, comenta.

Outro ponto de destaque foram as oficinas. “Fiquei surpreso com a organização. O pessoal da Secretaria de Cultura estava muito bem preparado e foram muito acolhedores, nas escolas que eu ministrei as oficinas, estava tudo muito bem alinhado. Acredito que tamanha qualidade atrai mais público e isso implica em mais responsabilidade, pois a próxima edição tende a ser ainda maior, com mais gente, mais dança. Esse tipo de ação divulga e fomenta mais arte para o município”, explica o jurado Tiago Barros, especialista em jazz. “Sem palavras para dizer a qualidade do evento. Figurinos maravilhosos, apresentações lindas. Voltei revigorado”, concluiu.

O resultado da Mostra Competitiva do 6º Toledo em Dança pode ser acessado neste link: https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/resultado_0.pdf


01   casa de not%c3%adcias 01 %281%29