1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Prêmio Território Empreendedor vai valorizar regiões que incentivam as MPE

Premiação é voltada aos territórios que se destacam na melhoria do ambiente de negócios
12/11/2021 - 10:59
Por Assessoria


Durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, nesta quinta-feira (11), foi lançado o Prêmio Território Empreendedor. Voltado para os 24 Comitês Territoriais, que englobam 399 municípios paranaenses, o prêmio tem como objetivo trazer reconhecimento às regiões de destaque, que promovem a criação e implementação de políticas públicas para desenvolver o ambiente das Micro e Pequenas Empresas (MPE) nos municípios. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site: sebraepr.com.br/servicos/premio-territorio-empreendedor/.

A premiação é resultado de uma parceria do Sebrae/PR, Governo do Estado do Paraná e o Fórum Paranaense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). Serão seis categorias: Acesso à Mercados; Acesso ao Crédito; Educação Empreendedora; Inovação; Liderança e Governança; e Simplificação e Desburocratização. Os vencedores serão divulgados em novembro de 2022. 

“Sabemos que a atuação dos comitês territoriais acontece em longo prazo, é um trabalho árduo para levar desenvolvimento para as regiões e que muitas vezes não é visto. Precisamos valorizar o que está sendo feito, sempre pensando no desenvolvimento e na promoção dos territórios e as governanças que estão fazendo a diferença”, pontuou José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, no lançamento do prêmio. 

Os Comitês Territoriais são uma estratégia criada pelo Sebrae/PR com o objetivo de estimular o empreendedorismo e melhorar o ambiente dos negócios locais. A proposta une governos, sociedade civil, associações empresariais e instituições de ensino em prol do desenvolvimento integrado, gerando oportunidades para as MPE atuarem como protagonistas no desenvolvimento econômico. 

“O desenvolvimento territorial é sustentado na organização de uma rede que identifica e promove o que de melhor cada região tem a oferecer. A capacidade produtiva, a inovação, os recursos locais de produção, a governança, contemplam uma estratégia que tornam os territórios mais competitivos. Isso atua, diretamente, na melhoria do ambiente de negócios e deixa claro a importância dessa organização para o presente e o futuro do nosso estado”, detalhou Fernando Moraes, presidente da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.

O Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, que foi online, teve a participação 485 lideranças. Nele ainda foram lançados os prêmios Cidade Empreendedora (voltado para os municípios que estimulam o ambiente de negócios localmente) e o Prefeito Empreendedor, (iniciativa que reconhece boas práticas de gestores municipais para os pequenos negócios). Também foram realizadas palestras com os temas: “Sistema Paranaense de Melhoria do Ambiente de Negócios” e “Desenvolvimento Territorial”.

A realização do evento foi do Sebrae/PR, Governo do Estado do Paraná, Fopeme e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Estiveram presentes no evento presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; o coordenador de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Fopeme, Mario Doria; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; e o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.
Sem nome %281144 x 250 px%29