1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Pesquisa da Unioeste ganha prêmio ABDE-BID

A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Cooperativas Brasileiras.
13/11/2021 - 09:34
Por Assessoria


O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, Pery Francisco Assis Shikida, ganhou o prêmio ABDE-BID na categoria Diversidade – aspectos gerais e desafios para o desenvolvimento. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Cooperativas Brasileiras.

Shikida concorreu com o trabalho Empowerment and gender equity in agriculture: evidence of smallholder farmers in western Paraná (Brazil) (Fortalecimento e igualdade de gênero na agricultura: evidências de pequenos proprietários de terra no oeste do Paraná  - em tradução livre). O trabalho foi realizado em conjunto com os pesquisadores Roberta Vedana (Unioeste), Mary Arends-Kuenning (University of Illinois – EUA) e Marcos Oliveira Garcias (UNILA).

Shikida ressalta que a premiação traz reconhecimento nacional e internacional à Unioeste, por ser financiado por uma instituição como o BID. Outro ponto levantado pelo pesquisador é a participação de várias outras universidades e institutos de pesquisa, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além do destaque para a Unioeste, o professor lembra que a premiação também coloca o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) em destaque, pois o trabalho premiado é parte da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado de Verdana.

“Esta premiação é fruto de um esforço coletivo, que teve como sua sede operacional Unioeste, mas que contou com financiamento da University of Illinois e, também, coloca a Unioeste no mesmo nível de outras instituições nacionais e internacionais”, comemorou Shikida. O professor aproveitou para agradecer à Unioeste, às demais instituições e às pessoas que contriubíram no processo.
Sem nome %281144 x 250 px%29