1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Cinco Tecnologias que ajudam no Desenvolvimento de Cidades Inteligentes

Dígitro Tecnologia é uma das participantes e abordará o tema em palestra no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense, que inicia nesta sexta-feira
17/11/2021 - 10:21
Por Assessoria


A tecnologia se tornou um fator essencial na administração pública. Com a pandemia, a transformação digital em prefeituras se acelerou.  É o momento de pensar em cidades cada vez mais inteligentes, que utilizam novos sistemas e soluções para o desenvolvimento de serviços mais qualificados para o cidadão.

Com a quarta maior população conectada do mundo em termos absolutos, o Brasil tem um grande potencial para expandir e ampliar a digitalização de serviços no setor público. São mais de 153 milhões de pessoas conectadas e cerca de 99% pelo celular, conforme dados do GETIC/ Nicbr. Neste sentido, um grande desafio para órgãos públicos que administram o atendimento aos cidadãos está na integração das demandas.

De acordo com Gustavo Jota, especialista em soluções para empresas públicas da Dígitro Tecnologia, as tecnologias disponíveis ajudam a qualificar os serviços à população e otimizar a gestão de recursos do município. Ele cita cinco situações que ajudam as prefeituras a melhorar seus serviços. O tema será aprofundado em sua palestra no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste do Paraná, que inicia nesta sexta-feira (19).

1)    Gestão unificada de demandas. Atualmente, grande parte das prefeituras lida com uma situação em que centenas de cidadãos entram em contato por ligação telefônica, mensagens, mídias sociais ou preenchendo formulários. Geralmente, essas informações geram protocolos isolados e há pouca sinergia entre diferentes setores municipais. A solução, de acordo com o especialista, é investir em uma plataforma de contact center unificada, que permita o atendimento Ominichannel.
2)    Uso de câmeras com internet das coisas IOT. Posicionadas em pontos-chave da cidade, ajudam a identificar veículos que entram e saem da cidade procurados pela justiça. A integração com sistemas de segurança pública para a tomada de decisão ajuda a reduzir riscos para a comunidade.
3)    Satélites e drones com dados da ocupação territorial. As informações ajudam na gestão de ocupação do solo irregular, planejamento integrado com a Defesa Civil para reduzir presença de moradores em áreas de risco, apoio ao planejamento urbano e ambiental.
4)    Gestão de equipes em campo em tempo real. O sistema pode integrar aplicativos em dispositivos móveis como smartphones e tablets que permitem acionar os recursos humanos e despachar tarefas. É a automação dos procedimentos que hoje estão no papel. A solução garante cenário em tempo  real com fotos e permite a facilidade de cooperação interagências.
5)    Comunicação unificada interagências. Comunicação unificada e segura por voz, vídeo, texto e arquivos com auditoria para segurança do cidadão das instituições de segurança pública.  

Sobre o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense é um evento exclusivo para os servidores públicos, convidados e parceiros da Rede Cidade Digital. Direcionado para pequenos e médios municípios, o Fórum propicia a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público e, assim, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.

O objetivo é reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas, vereadores, empresários, academia, entidades e todas as pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico.

O Fórum será realizado nesta sexta-feira, 19 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Com início às 9h, o Fórum conta com uma programação ampla de palestras. O especialista em soluções para empresas públicas da Dígitro, Gustavo Jota, dará uma palestra com o tema: Cidades Inteligentes e Seguras para o Brasil.

O Fórum terá apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e será realizado pela Rede Cidade Digital, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Parque Tecnológico Itaipu.

https://www.sympla.com.br/forum-de-cidades-digitais-e-inteligentes-da-regiao-de-foz-do-iguacu__1380402

Sem nome %281144 x 250 px%29