1144x150 %284%29

CULTURA

Ampla programação marcará 22º aniversário do Teatro Municipal de Toledo

Na programação espetáculos circenses, musicais, teatrais e de dança entre segunda e sábado da próxima semana (22 a 27). 
18/11/2021 - 12:59
Por Assessoria


Inaugurado em 26 de novembro de 1999, o Teatro Municipal de Toledo está às vésperas de completar 22 anos de atividades. Para celebrar o aniversário do segundo maior teatro público do Paraná, com capacidade para 1.022 pessoas em seu auditório, a Secretaria da Cultura organizará uma ampla programação de espetáculos circenses, musicais, teatrais e de dança entre segunda e sábado da próxima semana (22 a 27). 

O primeiro dia de festividades contará com duas sessões (às 9h e às 14h) do espetáculo circense infantil com o Circo da Magia e recital, às 19h30, com os alunos da Casa da Cultura. Neste mesmo horário, mas na terça-feira (23), volta a ser realizado o tradicional Encontro de Corais, que reunirão alguns dos melhores corais profissionais de Toledo e região.

Nos dois dias seguintes (24 e 25), os artistas da Companhia Abração, de Curitiba, comandarão a festa. Na quarta eles exibem, em duas sessões (às 9h e às 14h) o espetáculo infantil “Um mundo debaixo do meu chapéu”, inspirado na obra de Charles Chaplin. Na quinta, às 20h, eles encenarão “Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone”, peça com conteúdo reflexivo sobre o papel das mulheres na ditadura militar no Brasil voltada ao público adulto.

Para esta faixa etária também é direcionada o premiado espetáculo “Amores de Machado de Assis”, que volta a ser apresentado em Toledo pelo grupo Letras Cênicas, de Ponta Grossa, na sexta-feira (26), às 20h. No sábado, também neste horário, a programação de aniversário do Teatro Municipal será encerrada com um Sarau de Dança que contará com a presença de dez grupos: Dumtakata, 5ª Essência, Núcleo Acadêmico de Dança (NAD), Baillare, Arte & Música, Associação Toledana de Ginástica Rítmica (Agito), Gicelle Jan, Gira Sol, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade e Tolebreaker´z Crew).

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca que todos os espetáculos são gratuitos e abertos à população em geral. “Não é preciso fazer retirada antecipada de ingressos, apenas pedimos às escolas que desejarem mandar turmas inteiras para assistir às atrações voltadas ao público infantil para que façam o agendamento por telefone na Casa da Cultura ou no próprio Teatro Municipal”, explica. “Celebrar o aniversário do Teatro Municipal é sempre especial, mas o deste ano é ainda mais, pois marca a retomada dos eventos presenciais após um longo período em que a pandemia não nos permitiu realizá-los. A Covid-19 é ainda um problema a ser enfrentado, mas aos poucos vamos retomando a rotina de espetáculos naquele espaço, onde todas os protocolos sanitários estão sendo seguidos à risca”, destaca.

Caixa Cênica

A semana de aniversário do Teatro Municipal de Toledo terá mais um evento a ser celebrado. Na terça e quarta-feira (24 e 25) da próxima semana o espaço receberá a visita de técnicos do Centro Técnico de Artes Cênicas (Ctac), órgão subordinado à Fundação Nacional de Artes (Funarte) e referência internacional na construção de caixas cênicas.

Eles vêm designados pelo presidente da fundação, Tamoio Athayde Marcondes, que esteve em Toledo no último dia 5 e se comprometeu a ajudar o município na construção de caixa cênica e urdimentos (como varas de iluminação), um investimento estimado em R$ 3,5 milhões e com potencial para incluir a Capital Paranaense do Agronegócio no roteiro de grandes espetáculos nacionais e internacionais. À época,  Marcondes, que recebeu uma cópia do projeto básico, afirmou que, com o apoio do Ctac, será possível baratear e reduzir o prazo de execução da obra.
Sem nome %281144 x 250 px%29