1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação somam 10 premiações em 2021

Em 2021, os trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Clube já conquistaram 10 premiações em eventos e feiras regionais, nacionais e internacionais
19/11/2021 - 10:35
Por Assessoria


Os alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação estão comprovando que o ensino científico para crianças e adolescentes pode gerar ideias e soluções inovadoras para a sociedade. Em 2021, os trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Clube já conquistaram 10 premiações em eventos e feiras regionais, nacionais e internacionais. 

Entre os eventos estão a participação na 11º FECITEC - Feira de Ciência e Tecnologia promovida de 18 a 22 de outubro pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Palotina. No evento, que também teve a participação de outras escolas e colégios da região, os alunos do Clube receberam seis premiações em diferentes categorias.  

Um dos prêmios foi a credencial para a Ficiências, X Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, e com resultado, divulgado no dia 12 de novembro, as alunas Nathalie Feix de Souza e Tiemi Hirata Bogoni conquistaram o terceiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, com o trabalho Extrato Aquoso de Aloe Vera como protetor térmico em folhas de citrus limon. A feira, que foi realizada virtualmente, é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), Itaipu Binacional, em parceria com seis universidades, e reúne estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Superior e também pesquisadores do Brasil, Argentina e Paraguai.  

Na Olimpíada Nacional de Ciências - ONC, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no mês de outubro, as alunas Laura Munaro e Ellen Milena Mariani receberam uma medalha de menção honrosa pela participação.  

Outro evento com a presença e premiação dos alunos foi o AM&TECH - Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo de Toledo. No evento, entre os dias 18 e 21 de outubro, os alunos Angelo Gabriel Cornelius e Renato Tomé Fedrigo ficaram em primeiro lugar na batalha de robôs, e Rafael Potratz Bloot e Leonardo Moreira Kunzler em 2º. As duplas foram orientadas pelo professor Gustavo Klein.   

Já na 1º SABE – Semana Acadêmica do Biopark Educação do curso de farmácia, que ocorreu de 20 a 22 de outubro, os alunos Vinicius Lobo da Rosa, Maria Valentina Florence Miola e Lais Turqueti Pereira, ficaram em 1º Lugar na exposição de trabalhos com uma maquete que simula o funcionamento de um aviário para experimentos com o cascudinho (Alphitobius diaperinus),  inseto considerado uma das principais pragas da avicultura de corte atualmente, podendo reduzir o desempenho zootécnico das aves e também transmitir doenças. Os alunos foram orientados pelos professores Jessica Pandini Klauck e Gustavo Klein. 

“Os dez prêmios recebidos esse ano e a participação dos alunos do Clube comprovam que a real aplicação do conhecimento está fazendo sentido e que a aprendizagem está sendo realmente significativa. Ao perceberem que seus projetos tomaram forma e ganharam vida, eles enchem os olhos de luz, vibrando com muita satisfação de terem tido esta oportunidade de criarem algo inovador ou de ter melhorado algo que beneficiará muito nossa região”, comenta a Coordenadora do Clube, Graziella Florence Miola. 

Confira a lista completa dos alunos e trabalhos premiados na 11º FECITEC: 

1º lugar – Ensino Fundamental I - Alunas: Laura Turqueti Storti, Ana Laura Florence Miola e Emanuelle Martinelli 
Trabalho: Produção de Bioplástico com resíduo de cápsula mole de gelatina  
Orientadora: Jessica Pandini Klauck 
 
Prêmio Fecitequinha - Alunas: Bianca Barbosa da Silva Isabelle Brixner Cavalheiro e Stephanie Feix de Souza 
Trabalho: Sonífero natural com óleo essencial de cravo como alternativa ao uso de fumaça para abelhas   
Orientadora: Jessica Pandini Klauck 
 
Prêmio Rocket Girls - Aluna: Stephanie Feix de Souza 
Trabalho: Robô guia para auxílio de deficientes visuais  
Orientador: Gustavo Klein  
 
Prêmio Destaque C.vale - Alunos: Vinícius Lobo da Rosa e Nayara Batistti Ribeiro  
Trabalho: Potencial inseticida dos extratos aquosos de ora-pro-nóbis e penicilina frente larvas do cascudinho  
Orientadora: Jessica Pandini Klauck 
 
Prêmio Plantas medicinais e credencial para Ficiências - Alunas: Nathalie Feix de Souza e Tiemi Hirata Bogoni 
Trabalho: Extrato aquoso de aloe vera como protetor térmico em folhas de citrus limon Orientadora: Jessica Pandini Klauck 


Interessados em mais informações sobre o Clube podem acessar www.bioparkeducacao.com.br/


Sem nome %281144 x 250 px%29