Casa de noticias 794x80px

SAÚDE

Toledo permanece na Bandeira Amarela

Apesar do quadro de melhora nos casos, faixa dos 20 aos 49 anos não imunizados ainda preocupa os profissionais da saúde
25/11/2021 - 09:18


O Centro de Operações Emergenciais de Toledo (COE) divulgou nesta terça-feira (23) o resultado da análise da Semana Epidemiológica 46/2021, compreendida entre os dias 14 e 20 de novembro de 2021. Com baixa taxa de ocupação de leitos hospitalares de enfermaria e em unidades de terapia intensiva (UTI), o município permanece classificado na Bandeira Amarela, conforme critérios utilizados pela Matriz de Risco. Ou seja, baixo índice de contaminação pelo Covid-19.

Os profissionais de saúde reforçam que o número reduzido de casos não é motivo para relaxar os cuidados preventivos. “As pessoas querem queimar etapas. A pressa de sair dessa situação pode causar um retrocesso na pandemia”, informou o médico do COE, Fernando Pedrotti. Ele citou alguns países europeus que seguiram essa linha e agora estão enfrentando problemas com o retorno de casos, com tendência de alta.

Vacina Sim
 
O avanço da vacinação é tratado como fundamental para a melhora da pandemia, porém algumas faixas etárias (principalmente entre 20 e 49 anos) muitas pessoas não buscaram a segunda dose da vacina e, portanto, não estão imunizadas. “Vacinação é um ato coletivo”, explica Pedrotti. “Se tiver um grupo que poucas pessoas se vacinam [jovens por exemplo] corremos o risco do vírus voltar a circular e ainda surgir variantes do vírus”, exemplifica.

Apesar da observação de Pedrotti, o mutirão de vacinação realizado pela Secretaria de Saúde apresentou bons resultados. Somente na última segunda-feira (22), 3767 pessoas foram vacinadas, a maioria na faixa etária de 12 a 17 anos. E outras 53 pessoas entre 18 e 59 anos procuraram os postos de vacinação para tomar a primeira dose (D1).

 Em números gerais 81,07% da população de Toledo já tomou a primeira e a segunda dose (D2) ou a dose única (DU) da vacina contra a Covid-19. A vacina está disponível nas unidades de saúde no período matutino (consultar horários disponíveis) e no Ginásio de Esportes Hugo Zeni até as 16h, basta levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação.

Boletim

Em função da necessidade administrativa de organização da Secretaria de Comunicação, a partir desta quarta-feira (24) o Boletim Covid-19 com as informações sobre o número de casos positivos, recuperados, em análise, óbitos e outras informações relacionadas passará a ser divulgado sempre pela manhã no portal do município e nas redes sociais da prefeitura.
01   casa de not%c3%adcias 01 %281%29