1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Estreia hoje no Teatro Municipal: Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone

O espetáculo é da Cia do Abração de Curitiba e a entrada é gratuita
25/11/2021 - 09:27
Por teatro, municipal, toledo, 22 anos, programação, espetáculo pelas mãos, de Maria, ou as cozes, de Simone


O espetáculo narra uma passagem fictícia, em plena ditadura militar, nos anos 70, numa pequena cidade do interior brasileiro, onde algumas mulheres recebem uma estranha encomenda do quartel militar: costurar e bordar uma bandeira brasileira para ser exibida na parada do dia seguinte. O espetáculo é da Cia do Abração de Curitiba e integra a Programação Especial que marca os 22 anos do Teatro Municipal de Toledo, a entrada é gratuita e a sessão tem início às 20h.
 
A peça conta a história de mulheres simples. A encomenda recebida tem caráter de urgência e elas têm apenas uma madrugada para executar o serviço. A bandeira deverá ser entregue logo pela manhã do dia seguinte. O fio condutor é estabelecido pelo coser de uma “bandeira”, por três mulheres, como elemento de ligação e mediação das representações simbólicas, focado numa discussão dos fundamentos das relações sociais e de gênero na contemporaneidade.
 
É dizer das trocas realizadas no âmbito das instituições públicas e privadas da vida social. Assim, a história busca abordar o imaginário coletivo humano, as contradições manifestadas no coser da bandeira, simbolizando um território de pertencimento/despertencimento comum e contraditório, mediado e interligado pelo coser daquelas mãos de Maria e entoados pelas vozes de Simone. A mulher comum, a mulher do povo, representada pelas mãos de Maria e a mulher que grita e se coloca, representada pelas vozes de Simone.
 

Sem nome %281144 x 250 px%29