Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM

Conteúdo produzido pelos acadêmicos é publicado no Instagram do curso
26/11/2021 - 08:36


Os acadêmicos do 2º e do 4º período do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo produziram uma série de vídeos com dicas sobre como escrever uma boa redação. A iniciativa nasceu das aulas da disciplina de Criticidade e Argumentatividade na Produção Textual do Ensino Médio, ministrada pelo professor Jerry Langaro. “Além de aprender a desenvolver a sua argumentação e treinar os seus argumentos, o aluno do Ensino Médio precisa estar antenado com os gêneros textuais cobrados nos vestibulares aos quais irá se candidatar. Existem diferenças em uma redação para o ENEM do que é cobrado no Vestibular da Unioeste, por exemplo, onde se prioriza não a dissertação, mas o artigo de opinião ou a carta do leitor e aí o aluno precisa entender dos argumentos, da estrutura típica de uma carta do leitor ou de um artigo de opinião”, relata o docente responsável pela atividade.

No caso da redação para o vestibular de universidade federal, também existem diferenças estruturais e de proposta, quando comparada aos outros dois exemplos. “Na Federal do Paraná a proposta vai além do texto de opinião e cartas, entrando também alguns gêneros mais específicos como interpretação de infográficos, respostas argumentativas, respostas interpretativas, comparação entre dois textos diferentes”, elenca.

O conteúdo tem o objetivo de elucidar os diferentes tipos de textos que serão cobrados do aluno após o Ensino Médio nos processos de seleção que ele irá se candidatar para ingressar na universidade. “É um conteúdo útil para a comunidade externa, um auxílio para os alunos que buscam uma melhor nota. Para os nossos alunos também é um processo importante de pesquisa e de prática”, finaliza o professor.

As dicas já postadas e os próximos vídeos ficam disponíveis no Instagram do curso de Letras Libras da FAG Toledo.



Com Assessoria
Sem nome %281144 x 250 px%29