Fundada em 1964, o espaço da escola atende a 130 alunos, sendo 83 da rede municipal e 47 da rede estadual. Entretanto, todos os recentes investimentos são do tesouro municipal. “Aqui há o que se chama de escola compartilhada”, explica a secretária de Educação Janice Salvador, frisando que a divisão do espaço funciona, desde que exista diálogo entre as diferentes diretorias. “Para que a educação caminhe é preciso articulação entre a comunidade e o poder público. Uma escola de qualidade se faz com recursos materiais e, principalmente, humanos para formar cidadãos que pensem cada vez mais no bem comum”, afirma Janice.
A diretora Adriana Camozzato Teixeira apresentou uma retrospectiva histórica da escola, lembrando que ela representava uma preocupação dos pioneiros que entendiam estudo e trabalho como tarefas indissociáveis. “Foram tempos difíceis, mas necessários. Na atualidade, vive-se outra realidade”, avalia a diretora, enfatizando que ser educador é ver além do horizonte.”Ir à busca do desconhecido para beneficiar a todos e mudar o mundo. Ser simples, desbravador, corajoso e incansável”. O presidente da Associação de Pais e Mestres, Gerson Klein, agradeceu a ampliação da escola e solicitou mais melhorias para o distrito de São Luiz do Oeste. “Hoje realizamos um sonho da comunidade, mas temos outros. Não se esqueçam da gente”.
Compareceram à solenidade, o vice-prefeito Lúcio de Marchi, o vereador Eudes Dallagnol e representantes do Núcleo Regional da Educação (NRE). Entre os presentes, dois ilustres ex-alunos da escola: o vereador Rogério Massing e o secretário de Meio Ambiente, Delmar Hoffmann. “Esta administração teve a sensibilidade de voltar seus olhos para o interior”, assegura Massing, que entre uma recordação e outra do tempo de colegial, assinalou a valorização da área rural. “É toda uma infraestrutura que vem chegando ao campo. Escola, posto de saúde, asfalto”. O prefeito José Schiavinatto aponta que enquanto existir criança, a escola será necessária. “Elas vão aprender com os professores o que é cidadania. Esse trabalho vem sendo feito aqui a várias mãos, com a participação da comunidade e dos profissionais, demonstrando que há compromissos com a cidade e com o futuro”, frisa o prefeito, avisando que retornará, em breve, à Escola São Luiz. “Faço questão de voltar para a inauguração do Parque Infantil, por se tratar de uma reivindicação das próprias crianças”.
Da Assessoria - Toledo