Para o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que acompanhou de perto o andamento da obra, a postura da estudante serviu de exemplo de cidadania, reivindicando de forma ordeira e consciente um benefício que irá atender também outros colegas universitários.
Conforme o prefeito, ações como estas são executadas frequentemente na cidade, assim como operações tapa-buracos. Como o asfalto de Toledo é antigo, é comum aparecerem buracos depois de chuvas intensas. Nestes casos, dependendo da disponibilidade de material e equipamentos pela Emdur são feitas operações rápidas de manutenção. Em muitos casos, no entanto, o asfalto já desgastado pelo tempo, requer um recapeamento completo, o que demanda um volume maior de recursos. Nestes casos, orienta o prefeito, o município mantém um programa que permite a execução do recape, desde que pago antecipadamente e conforme a disponibilidade da Emdur.
Os moradores devem unir-se, antecipar o pagamento e a Emdur executa o serviço, de acordo com um cronograma de obras. Várias ruas do município foram recapeadas desta forma, dando melhores condições de trafegabilidade. Em alguns casos, explica ele, o município consegue financiamento para a execução de determinadas ruas. Mesmo assim o morador é chamado a auxiliar no pagamento, através da cobrança de contribuição de melhoria. Com o financiamento, o município pode antecipar o benefício a população, executando a obra, e tem um prazo maior para o pagamento, que é feito com recursos pagos pelos contribuintes através da contribuição de melhoria.
Da Assessoria - Toledo