1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ECONOMIA

As Franquias do Futuro saltam 80% e alcançam 8 milhões em faturamento

Franquias crescem 7,8% no terceiro trimestre no Brasil e empresa comemora o momento
01/12/2021 - 14:54
Por Assessoria


O mercado de franquias no Brasil encerrou o terceiro trimestre deste ano com crescimento de 7,8% nas receitas, em comparação com o mesmo período de 2020. Entre os segmentos que têm se destacado está o de saúde, beleza e bem-estar, que se manteve na liderança de faturamento em valores absolutos: R$ 9,7 bilhões no acumulado julho a setembro, respondendo por 20% dos R$ 47,4 bilhões de todo o mercado.

Os dados são da mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias, elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento foi apresentado no último dia 11, durante a Expo Franchising ABF Rio 2021. De acordo com a entidade, o mercado de franquias confirma a trajetória de recuperação rumo aos indicadores do período pré-pandemia de Covid-19.

O faturamento do segmento de saúde, beleza e bem-estar registrado no terceiro trimestre deste ano subiu 9% em relação ao período idêntico do ano passado. Não foi, proporcionalmente, o que mais aumentou – este posto coube ao de franquias de hotelaria e turismo (alta de 53%), puxadas pela flexibilização das restrições da pandemia. Ainda assim, entre 12 segmentos listados pela ABF, saúde, beleza e bem-estar segue no topo como o setor que mais gera receitas no mercado de franquias.

Em campo, os resultados das empresas de franquias que atuam com produtos no segmento de saúde, beleza e bem-estar confirmam o diagnóstico da pesquisa. A coordenadora de marketing d’As Franquias do Futuro, Dhyenny Leal, por exemplo, ressalta que a maior preocupação com a qualidade de vida, despertada durante a pandemia, segue contribuindo para o desempenho das vendas de artigos de saúde, beleza e bem-estar.

As Franquias do Futuro é uma provedora de soluções em tecnologias da informação para franqueados on-line. Ou seja, integra um nicho que, com a digitalização das atividades igualmente provocada pela pandemia, também experimentou expansão das atividades. Ademais, tem foco em franquias de marcas de suplementos alimentares, cosméticos naturais e semijoias, entre outros artigos.

Os números da empresa comprovam o bom momento. No acumulado do ano (janeiro a outubro), o faturamento somava R$ 6 milhões, e a estimativa é encerrar 2021 alcançando R$ 8 milhões – um crescimento de quase 80% sobre os R$ 4,5 milhões obtidos em 2020. “Já foram vendidas, de janeiro a outubro deste ano, mais de 500 unidades de franquias on-line, em todos os segmentos em que atuamos. A meta é fechar 2021 com cerca de 750 unidades vendidas”, sublinha Dhyenny Leal.

De acordo com a coordenadora, uma das vantagens do modelo de negócios d’As Franquias do Futuro (isto é, de franquias digitais) está no fato de que o franqueado não precisa dispor de grande infraestrutura física e material para realizar seu trabalho. Basta um dispositivo com acesso à internet. Estoque, logística para entrega e até o desenvolvimento do site para as vendas ficam a cargo dos franqueadores.

Com isso, o investimento inicial é reduzido, em comparação com franquias de lojas físicas, variando de R$ 9 mil a R$ 16,9 mil, dependendo do pacote de serviço adquirido. No período da pandemia, As Franquias do Futuro ultrapassou o número de 1,5 mil franqueados em todo o Brasil – tanto pessoas físicas, como jurídicas.

“Quem compra a franquia on-line tem um custo fixo de apenas R$ 39 por mês, referente à hospedagem do seu site. Além disso, sempre orientamos que, para atingir bons resultados, é preciso investir em divulgação – esta é feita pelo franqueado, utilizando o nome do seu site (não da marca, como a maioria das franquias), e ele tem à disposição uma equipe de consultores que pode auxiliar na formatação dessas campanhas”, explica Dhyenny Leal.

O faturamento médio mensal do franqueado fica entre R$ 5 mil a R$ 10 mil e a margem de lucro na faixa de 15% a 50%. “Entre um e dois anos, tem-se o retorno do investimento”, assinala a coordenadora de marketing.

Mais informações em: https://www.asfranquiasdofuturo.com.br/.
Maiores faturamentos do mercado de franquias no Brasil

3º trimestre 2021

Saúde, beleza e bem-estar R$ 9,7 bilhões (+9,1% sobre 2020)

Alimentação – food service R$ 8,6 bilhões (+7,9% sobre 2020)

Serviços e outros negócios R$ 8,1 bilhões (+4,3% sobre 2020)

Moda R$ 5,2 bilhões (+7,2% sobre 2020)

Casa e construção R$ 3,9 bilhões (+10,8% sobre 2020)

Serviços educacionais R$ 2,9 bilhões (+2,9% sobre 2020)

Alimentação – comércio e distribuição R$ 2,9 bilhões (+2,1% sobre 2020)

Hotelaria e turismo R$ 1,8 bilhão (+53,1% sobre 2020)

Serviços automotivos R$ 1,7 bilhão (+3,1% sobre 2020)

Comunicação, informática e eletrônicos R$ 1,6 bilhão (+1,6% sobre 2020)

Entretenimento e lazer R$ 478 milhões (+6,5% sobre 2020)

Limpeza e conservação R$ 366 milhões (+5,5% sobre 2020)

Fonte: ABF – Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias (julho a setembro de 2021)







Sem nome %281144 x 250 px%29