Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Seminário vai discutir a cadeia orgânica de Toledo e região

A evolução, a perspectiva e a certificação do mercado de orgânicos no Paraná serão alguns dos temas abordados no I Seminário sobre Alimentos Orgânicos de Toledo, nesta sexta-feira (12), no Centro Cultura Ondy Hélio Niederauer. Desde 2009, a equipe do Instituto Água Viva (IAV), por meio do Centro Mesorregional de Difusão Tecnológica do Oeste do Paraná (CEMDITEC), desenvolve atividades com produtores rurais do Estado e, alguns destes resultados serão apresentados no Seminário. O encontro ainda vai contar com palestras, mesa redonda, reunião da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Paraná, oficinas e visitas técnicas.

08/08/2011 - 16:12


Segundo o vice-presidente do IAV, Arlindo Fabrício Corrêia, o CEMDITEC iniciou suas atividades com a proposta de promover a agroecologia, a agricultura orgânica e familiar nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná. “Buscamos integrar os diferentes projetos relacionados ao tema, fortalecendo o desenvolvimento da produção orgânica no Estado”. Corrêia salientou que o CEMDITEC está inserido numa perspectiva social que atinge diferentes eixos do desenvolvimento da agricultura orgânica regional, atendendo uma necessidade básica de assistência técnica e discutindo uma proposta agroecológica para que os agricultores possam decidir os caminhos a serem tomados. “Mapeamos e diagnosticamos a cadeia de produtos orgânicos em todas as suas etapas críticas, como produção, comercialização e certificação. O objetivo foi otimizar a utilização de técnicas agroecológicas, por meio da difusão da informação disponibilizada e, desta forma, criaram-se indicadores que avaliaram a sustentabilidade de produção orgânica de cada município, gerando conhecimentos que serão aplicados nas comunidades rurais”.
Seminário
Os principais resultados, as parcerias, o material técnico e o debate para o futuro são temas do I Seminário sobre Alimentos Orgânicos de Toledo. Na ocasião, será realizado o lançamento do livro desenvolvido em parceria com os agricultores neste projeto, intitulado “Produção Orgânica Animal”; apresentação do “Guia Orgânicos Oeste” que reflete a realidade institucional exposta na região; a apresentação da cartilha de produção orgânica intitulada “Guia prático sobre Produção Orgânica Animal: Proposta de Rações para suínos, bovinos, aves e peixes” e lançamento da proposta de especialização em Produção de Alimentos Orgânicos entre o IAV e Unioeste. O Seminário ainda vai contar com a I Feira de Orgânicos e da Agricultura Familiar.

Programação
Data: 12 / 08 / 2011
8h – Credenciamento para o evento
8h30 – Abertura da “Feira de produtos Orgânicos e da Agricultura Familiar”
9h – Abertura oficial
- Lançamento do livro “Produção Orgânica Animal”;
- Lançamento da Proposta de Especialização em Produção de Alimentos Orgânicos;
- Lançamento do Guia de Orgânicos/Oeste do Paraná;
- Cartilha de Produção Orgânica Animal – Guia de Rações.

10h – Intervalo (Coffee Break)
10h15 – Palestra - Evolução e perspectivas do mercado de orgânicos no Paraná (Prof. Carlos Moacir Bonato – UEM, Ednei Bueno do Nascimento – EMATER/PR)
10h45 – Mesa Redonda – Certificação de produtos orgânicos (Leandro Osório Laidens – MAPA/CPOrg-PR, Eng. Agrônomo Lorivan Webber – Itaipu Binacional, Eng. Agrônomo Alexandre Agarie – TECPAR, Eng. Agrônoma Elisângela Bellandi Loss – Rede Ecovida, Jair Pelegrin Dias – Instituto Maytenus), mediador Prof. Dr. Aldi Feiden – UNIOESTE
12h00 – Almoço – Restaurante Popular
13h30 – Mesa Redonda – Orgânicos: Mercado Local e Institucional (Eloir Pape – Prefeitura Municipal de Toledo, Márcia Cristina Stolarski – Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar – SEED, Valmor Bordin – CONAB, Eng. Agrônomo Thiago Ribeiro da Costa – Projeto REDIFEIRA), mediador Leandro Torino da Silva – Instituto Maytenus
15h45 – Intervalo (Coffee Break)
16h – Reunião da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Paraná

Oficinas
16h – Produção de Rações Orgânicas na Propriedade Rural (Sidnei Klein e Arlindo Fabrício Corrêia/Instituto Água Viva)
16h – Utilização de Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar (Juliana Cristina Veit e Ana Karina Marquioro/Instituto Água Viva)
16h – Utilização de Plantas Medicinais e Condimentares na alimentação (Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Toledo)
16h – Uso da Homeopatia na Agropecuária (Prof. Carlos Moacir Bonato/UEM)

Data: 13 / 08 / 2011
8h – Visitas técnicas (horário de saída)
Visita 1 – Circuito de produção orgânica de Toledo (Leite, Uva, Hortaliças e Vinagre)
Visita 2 – Circuito de produção de plantas medicinais e condimentares no município de Toledo
Visita 3 – Circuito de produção orgânica de Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon (Industrialização de alimentos – sucos, vinhos e grãos)
Visita 4 – Circuito de produção orgânica de peixes de Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques (Piscicultura Orgânica)
Visita 5 – Circuito de produção orgânica de Guaraniaçu (Industrialização de aves)

Organização
Instituto Água Viva de Pesquisa e Extensão/CEMDITEC - www.institutoaguaviva.org.br
Parceria
Prefeitura Municipal de Toledo, Unioeste/GEMAq, Instituto Maytenus
Apoio
SETI/UGF e Fundação Araucária

C%c3%b3pia de web banner 550x250px