Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Virada Cultural Kids: evento terá diversas atrações para público infanto-juvenil

As atrações integram o cronograma de atividades alusivas ao 69º aniversário de emancipação político-administrativa do município
08/12/2021 - 08:31
Por Assessoria


A edição 2021 da Virada Cultural de Toledo promete ser também especial para o público infantil. Várias apresentações musicais, teatrais, literárias e de dança para a criançada estão na programação do evento que será realizado entre sexta-feira e domingo (10 e 12) e integra o cronograma de atividades alusivas ao 69º aniversário de emancipação político-administrativa do município, que será celebrado na próxima terça-feira (14).

A programação começa no sábado (11), às 10h, na Praça Willy Barth, com a apresentação da peça “Avante, Marujos”, do Grupo Put´s de Teatro. Em seguida, às 10h30, contação de histórias infantis com profissionais da Biblioteca Pública Central. 

Parte da equipe deste órgão volta à ação a partir das 16h com atividades infantis no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Mais tarde, a partir das 17h30, os “baixinhos” poderão se divertir nos brinquedos disponibilizados pelo projeto RecreAção, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) - ambas as atividades voltam a ser oferecidas no domingo (12), nos mesmos horários. 

Ainda no sábado haverá, às 17h, a apresentação do espetáculo “Gigantes de Ar”, com a Companhia Pia Fraus (detalhes no fim da matéria). Em seguida, às 18h, tem apresentação dos artistas do Núcleo Acadêmico de Dança (NAD). A dobradinha teatro e dança volta a acontecer no domingo (12) com o espetáculo “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (veja mais a seguir), às 17h, e o show do grupo de dança Baillare, às 18h.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca que a programação da Virada Cultural 2021 foi elaborada para contemplar pessoas de todas as faixas etárias. “Trabalhamos para privilegiar os talentos locais pensando em atingir crianças, jovens, adultos e idosos e que levasse em consideração as diversas linguagens artísticas: dança, circo, teatro, música, capoeira, entre outras. A partir disso, elencamos as atrações deste evento grandioso, que contará também com os shows de 13 bandas e cinco grupos de dança locais, todos integrantes do edital da Lei Aldir Blanc que agora estão oferecendo suas contrapartidas em uma estrutura adequada: com palco, sonorização e iluminação ao nível do talento deles, dando-lhes uma grande visibilidade”, observa. “Em paralelo, também haverá atividades que valorizam as artes plásticas, as de cunho ambiental e o inédito show de drones. Enfim, a ideia é que todo mundo tenha um ou vários motivos para sair de casa e curtir essa Virada Cultural. Está todo mundo convidado!”, conclama.

Sobre os espetáculos teatrais

AVANTE, MARUJOS!

Encenado pelo Grupo Put´s de Teatro, de Toledo, a peça “Avante, Marujos” tem como ponto de partida o encontro entre o Capitão Pirata e a Maruja, personagens interpretados pelo ator Theo Queiroz e pela atriz Aline Fernandes, respectivamente. Ele, um experiente navegador que perdeu sua tripulação, e ela, uma aspirante a pirata que nunca foi para o mar, descobrem o tesouro mais valioso de todos os tempos: o conhecimento.

Esta mensagem é difundida em uma história recheada de música e de aventuras em alto mar, a qual conta com vários momentos de interação com a criançada. O destaque aos benefícios da leitura, que permite “viagens” sem ser necessário sair do lugar, está entre os pontos fortes da peça.

GIGANTES DE AR

O espetáculo teatral "Gigantes de Ar", da Companhia Pia Fraus, de São Paulo, é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco, coragem e todo o universo do circo popular brasileiro, que bravamente resiste praticamente sem nenhum apoio oficial, é representado por quatro palhaços que fazem as vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentadores, trazendo para a rua o espírito do circo. 

Por meio de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas bailarinas, um elefante azul de 4 metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo. O espetáculo já foi encenado em vários festivais nacionais (Canela, Curitiba e Sesi Bonecos) e internacionais (Cádiz/Espanha, Miami/EUA e Bogotá/Colômbia) de teatro de bonecos.

ENCONTRO DE GIGANTES

O “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus, de Londrina, é uma proposta de compartilhamento da prática da perna de pau, que acontece em formato de vivência-espetáculo. O objetivo é possibilitar uma tarde lúdica com as crianças a fim de que elas se descubram gigantes por meio da brincadeira com as pernas de pau.

Seja como um elemento utilizado pelos pastores para arrebanhar suas ovelhas; como um instrumento para atravessar terrenos com lama, coletar frutos e percorrer longas distâncias; como um elemento ritualístico presente em diferentes cultos ou como uma brincadeira que atravessa épocas e permeia diversas culturas, a perna de pau é responsável por transformar a dimensão do ser humano, colocando-o em uma perspectiva outra. Como num passe de mágica, todos se tornam gigantes!
Sem nome %281144 x 250 px%29