Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

POLÍTICA

Deputados oposicionistas têm primeira vitória contra projeto de Agência Reguladora

O governador Beto Richa (PSDB) sofreu ontem à noite uma derrota política na Assembleia Legislativa do Paraná ao determinar a retirada da mensagem que cria a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar)– a agência privatizadora. Richa solicitou a devolução do projeto de lei que cria a Agepar. 

09/08/2011 - 08:30


O deputado estadual Ademar Traiano, líder do governo no legislativo, deu declarações de que a intenção é revisar e melhorar o texto para que não pairem dúvidas sobre as intenções da proposição. Após a revisão do texto, o projeto de lei será reencaminhado para votação na Assembleia. O governador perdeu a batalha na opinião pública para a pequena bancada de oposição formada por 14 parlamentares.

O deputado Elton Welter (PT) um dos críticos da criação da agência disse que mesmo com o recuo momentâneo do governo do PSDB, é preciso que a sociedade fique mobilizada. Pois, para ele, a qualquer momento a iniciativa poderá ser retomada com nova roupagem. Welter afirma que a proposta é um movimento de privatização que deve ser combatido. O deputado frisa que além da pressão dos parlamentares outra força que veio se somar foi dos movimentos sociais, que segundo sua avaliação tiveram papel no recuo do governador. Na semana passada o Sindicato dos Engenheiros (Senge) rearticulou o Fórum Popular Contra a Venda da Copel depois de 10 anos. Este movimento foi fundamental em 2001 para impedir que o então governador Jaime Lerner (antigo PFL e hoje DEM) privatizasse a estatal de energia.

Na manhã de hoje em Curitiba, o Sindicato dos Trabalhadores na Captação e Distribuição de Água e Esgoto (Saemac) realiza reunião para discutir a privatização dos serviços nos municípios e o recuo do governo tucano na criação da agência.

Mas os deputados oposicionistas acreditam que embora o governo tenha recuado é provável que a qualquer momento ele reenvie a mensagem à Assembléia, como já foi sinalizado pelo líder de governo deputado Traiano.

Por Rosselane Giordani

C%c3%b3pia de web banner 550x250px