1144x150 %284%29

GERAL

Caso Evandro: Laudo aponta tortura em depoimentos e defesa pede anulação das condenações

Peritos identificaram elementos de tortura nos áudios que foram expostos no podcast produzido por Ivan Mizanzuk
08/12/2021 - 10:20
Por Por Tv Cultura


Beatriz Abagge, Davi dos Santos Soares e Osvaldo Marcineiro, três pessoas envolvidas no caso que envolveu a morte do menino Evandro Ramos Caetano, em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1992, entraram com um pedido de revisão criminal do caso e as condenações podem ser revertidas.

Os advogados apresentaram ao Tribunal de Justiça do Paraná na última segunda-feira (6) um laudo que provariam as torturas dos três durante a investigação do caso. As agressões tinham como objetivo a confissão do crime.

A defesa também apresentou um parecer psicopatológico que provaria as torturas. De acordo com o advogado Figueiredo Bastos, as provas apresentadas durante o processo são ilícitas, pois foram obtidas por meios violentos.

Os áudios que passaram por um laudo foram publicados no podcast Projeto Humanos, produzido pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Neles, é possível perceber os acusados recebendo instruções para confessar os crimes.

Beatriz Abagge foi condenada a 21 anos de prisão, enquanto os pais de santo Osvaldo Marcineiro e Davi dos Santos Soares foram sentenciados a 20 e 18 anos, respectivamente. Os advogados pedem que os três sejam absolvidos, os processos sejam anulados e que uma indenização seja paga.

O Ministério Público do Paraná afirmou que analisará os elementos que serão levados ao processo pela revisão e se manifestará nos autos.
Sem nome %281144 x 250 px%29