Img 3650

TOLEDO

Toledo divulga programação do aniversário de 69 anos

O cronograma inicia-se nesta quinta-feira (9), às 19h30, com o encerramento da 15ª Mostra de Circo Social
09/12/2021 - 08:38
Por Por Assessoria


Na próxima terça-feira (14) Toledo completará 69 anos de emancipação político-administrativa. Em alusão à data, uma ampla programação de eventos culturais, políticos, esportivos, ambientais e religiosos será organizada de 9 a 15 de dezembro. Além disso, o governo municipal dará início aos preparativos para a grande festa dos 70 anos da Capital Paranaense do Agronegócio cujo ponto alto será em dezembro de 2022.

O cronograma inicia-se nesta quinta-feira (9), às 19h30, com o encerramento da 15ª Mostra de Circo Social, no campo de futebol ao lado do Circo da Alegria (cruzamento das ruas Félix da Cunha e Carlos Gomes). Na ocasião, haverá show com a banda Los Coronezos (Toledo), intervenção artística com o grafiteiro Isaac Souza de Jesus, show de encerramento do Circo da Alegria, entrega das carteiras de Monociclo (turmas 2021), Noite de Luz e Fogo, e apresentações e competições em geral.

Na sexta-feira (10), às 19h30, terá lugar no Plenário da Câmara de Vereadores uma sessão solene de homenagens com a entrega da Medalha Willy Barth a frei Amarildo Pereira e Valdir Antonio Eckstein e do Título de Cidadania Honorária a Sauli Rosa e Erich Baumgart - Amarildo e Sauli foram indicações do Poder Legislativo; Valdir e Erich foram designados pelo Executivo. Em comum, as quatro personalidades se destacaram pela trajetória e contribuição ao Município de Toledo.

Neste mesmo horário, no Parque Ecológico Diva Paim Barth (entre as ruas Irmão Nicolau e Pedro dos Santos Ramos), inicia-se a Virada Cultural 2021, que segue até domingo (12) com várias atrações artísticas para todos os gostos e faixas etárias, incluindo um inédito show de drones no encerramento, com sessões às 20h e 21h30. Quase toda a programação deste evento ocorrerá no principal cartão postal da cidade, à exceção da que ocorrerá na manhã de sábado (11) na Praça Willy Barth.

Mais tarde, às 16h30, a bola começa a rolar no campo da Associação de Moradores do Jardim Panorama para as finais da 5ª Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete, a mais importante competição da modalidade em Toledo. Às 16h30, AABB Toledo/Amarelo e Aliança fazem a final da categoria Feminino. A da Veteranos Masculino, entre Vertys Solar/Omega Sat e Móveis Limberger, está marcada para as 17h30. Às 18h30, Náutico EC e Mecânica Ribeiro decidem o título da Livre Masculino.

No domingo (12), em paralelo com as atrações da Virada Cultural, será realizada mais uma etapa do “Tô no Meio”, conjunto de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. A partir das 14h30, haverá arrecadação de livros didáticos desatualizados, Trilha no Horto e feira de adoção de pets com arrecadação de suprimentos que serão revertidos em prol de protetoras cadastradas pelo Programa de Defesa e Proteção Animal.

A véspera do aniversário de Toledo será de assinaturas importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Toledo. Às 10h, no Auditório Acary Oliveira, será sancionada a Lei “Toledo é + Negócio!”, que conta com uma série de incentivos para empresários já instalados ou com intenção de montar seus negócios em Toledo - entre eles, isenção de impostos municipais (IPTU e ITBI) em compra de imóveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo (Deseco), facilitação na obtenção de alvarás e desburocratização em diversos trâmites nos órgãos públicos municipais. Em seguida, às 10h30, haverá a assinatura de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a implementação do Banco de Alimentos, estrutura que está em consonância com a proposta do governo municipal de fortalecer políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

No fim da tarde, às 18h30, será celebrada na Catedral Cristo Rei missa de ação de graças pelo aniversário de Toledo com a presença do Coral Cristo Rei. Outro evento religioso da programação - o último, por sinal - está marcado para a próxima quarta-feira (15), às 20h: o culto em louvor aos 69 anos do município no Templo Sede da Igreja Assembleia de Deus que contará com a presença dos pastores que integram a Associação dos Ministros do Evangelho de Toledo (AME).

No dia do aniversário de Toledo, as atenções estarão voltadas para o Teatro Municipal. Às 19h30 haverá solenidade de lançamento da logomarca alusiva ao aniversário de 70 anos do município, a qual estará presente em todas as atividades comemorativas da efeméride. Em seguida, os bailarinos da Curitiba Companhia de Dança sobem ao palco para o clássico espetáculo “O Quebra-Nozes”.

O day after reserva ainda a inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante. O evento, às 10 horas, marca oficialmente os atendimentos em uma estrutura mais ampla, localizada na região central de Toledo (Rua Souza Naves, 171).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA - 09/12

19h30 - Encerramento da 15ª Mostra de Circo Social - Campo de Futebol ao lado do Circo da Magia • Atrações: show com a banda Los Coronezos (Toledo), intervenção artística com o grafiteiro Isaac Souza de Jesus, show de encerramento do Circo da Alegria, entrega das carteiras de Monociclo (turmas 2021), Noite de Luz e Fogo, e apresentações e competições em geral.

SEXTA-FEIRA - 10/12

19h30 - Sessão solene de homenagens - Câmara de Vereadores • Entrega da Medalha Willy Barth a frei Amarildo Pereira e Valdir Antonio Eckstein e do Título de Cidadania Honorária a Sauli Rosa e Erich Baumgart.

19h30 - Virada Cultural 2021/1º dia - Parque Ecológico Diva Paim Barth • Shows com Alex Larsen; Genéricos; Rui Hoberdã; Laranja Vintage; e Outro Lado.

SÁBADO - 11/12

9h30 - Virada Cultural 2021/2º dia - Praça Willy Barth • Feira de Arte e Artesanato, organizada pelo Grupo Tenda; Contação de histórias infantis (Biblioteca Pública Municipal); Apresentação da peça “Avante, Marujos” (Grupo Put´s de Teatro) e do grupo Amigos da Canção.

A partir das 16h - Virada Cultural 2021/2º dia - Parque Ecológico Diva Paim Barth - Exposição de Artistas Plásticos; Atividades infantis da Biblioteca Pública; Brinquedos Infláveis do Projeto RecreAção e apresentações com Trio Tribo da Lua; Companhia Pia Fraus (peça “Gigantes de Ar”); Núcleo Acadêmico de Dança (NAD); Motorhell; 5ª Essência; Juventude Perdida; Overhitz; Banda Enigma77; Notórios Bardos; e Tiregrito.

A partir das 16h30 - Finais da 5ª Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete - Associação de Moradores do Jardim Panorama • Confrontos: AABB Toledo/Amarelo x Aliança (categoria Feminino); Vertys Solar/Omega Sat x Móveis Limberger (Veterenos); e Náutico EC x Mecânica Ribeiro (Livre).

DOMINGO - 12/12

A partir das 14h30 - Tô no Meio - Parque Ecológico Diva Paim Barth - Arrecadação de livros didáticos desatualizados, Trilha no Horto e feira de adoção de pets com arrecadação de suprimentos que serão revertidos em prol de protetoras cadastradas pelo Programa de Defesa e Proteção Animal.

A partir das 15h30 - Virada Cultural/3º dia - Parque Ecológico Diva Paim Barth - Feira de Arte e Artesanato (Grupo Tenda); Atividades infantis da Biblioteca Pública; Brinquedos Infláveis do Projeto RecreAção e apresentações com Ksanova; Mozz; Núcleo Ás de Paus (peça “Encontro de Gigantes”); Baillare; Capoeira e Dança Circular da Smel; Tchê Camperismo; Dumtakata; e Banda da Polícia Militar do Paraná.

20h e 21h30 - Show de Drones/Luz e Som - Parque Ecológico Diva Paim Barth

SEGUNDA-FEIRA - 13/12

10h - Sanção à Lei “Toledo é + Negócio!” - Auditório Acary de Olveira
10h30 - Assinatura de convênio com a Seab para a implementação do Banco de Alimentos - Auditório Acary de Oliveira
18h30 - Missa de ação de graças com a presença do Coral Cristo Rei - Catedral Cristo Rei

TERÇA-FEIRA - 14/12

19h30 - Lançamento da logomarca comemorativa dos 70 anos de Toledo - Teatro Municipal
20h - Espetáculo “O Quebra-Nozes”, com a Curitiba Companhia de Dança - Teatro Municipal

QUARTA-FEIRA - 15/12

10h - Inauguração da nova sede do Cras Itinerante - Rua Souza Naves, 171
20h - Culto em louvor aos 69 anos de Toledo - Templo-Sede da Igreja Assembleia de Deus
Sem nome %281144 x 250 px%29