Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Temporal destelha casas no sudoeste

Mais de 300 moradores da região sudoeste do Paraná foram afetados pela chuva de granizo que caiu na noite de segunda-feira, danificando ao menos 100 residências. A chuva de granizo atingiu as cidades de Capanema, Planalto, Francisco Beltrão e Santo Antônio do Sudeste.

09/08/2011 - 09:08


As chuvas que atingiram o estado já afetaram 30 cidades, sendo que seis delas já decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Foram afetadas 152.927 pessoas, sendo que 3.046 permanecem desalojadas e outras 396 estão desabrigadas.

Uma área de baixa pressão atmosférica organiza a umidade proveniente da Amazônia e causa chuva forte desde o domingo sobre a Região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a cidade de Vacaria registrou acumulado de mais de 100mm entre o domingo e a madrugada desta terça-feira, correspondendo a mais de 70% da média do mês de agosto. Além disso, em São Sebastião do Caí, o rio Caí voltou a transbordar, obrigando a retirada de algumas famílias. As chuvas fortes estão acontecendo desde junho sobre o norte do Rio Grande do Sul. Além das chuvas fortes, houve relato de intensas rajadas de vento e queda de granizo ontem.

Em Santa Catarina, casas de pelo menos seis bairros foram destelhadas na cidade de Lages. No Rio Grande do Sul, houve registro de queda de granizo em Santa Maria, Santa Rosa, Viamão e Frederico Westphalen. Nesta madrugada, a cidade de Santo Augusto, registrou rajadas de 112km/h. Em Santo Ângelo, cidade próxima à Santo Augusto, pelo menos 55 casas foram destelhadas nesta madrugada.

No Paraná, o sistema também chegou trazendo ventos fortes à Planalto, em torno dos 85km/h, e queda de granizo entre Guarapuava e Inácio Martins.

PREVISÃO DO TEMPO

Uma frente fria se desloca rapidamente sobre o estado do Paraná nesta terça-feira e deixa o tempo bastante instável em grande parte do Estado. As chuvas mais significativas nas próximas 18 horas ocorrem sobre as regiões norte, central, leste, sul e Campos Gerais.

Nestes setores, além da precipitação intensa, há ocorrência de grande concentração de descargas atmosféricas e rajadas de vento que variam entre moderadas a ocasionalmente fortes. Com a presença da nebulosidade e também da chuva, as temperaturas não se elevam, ou seja, o calor observado ontem não será registrado nesta tarde de terça-feira. Na faixa oeste, noroeste e sudoeste, o sol aparece entre muitas nuvens  e pode voltar a chover no período da tarde, de forma isolada.

Para Toledo a previsão para hoje é de pancadas de chuva na parte da tarde, com temperaturas variando entre 18º e 24º graus.

 

Por Rosselane Giordani com informações das agências

C%c3%b3pia de web banner 550x250px