As chuvas que atingiram o estado já afetaram 30 cidades, sendo que seis delas já decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Foram afetadas 152.927 pessoas, sendo que 3.046 permanecem desalojadas e outras 396 estão desabrigadas.
Uma área de baixa pressão atmosférica organiza a umidade proveniente da Amazônia e causa chuva forte desde o domingo sobre a Região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a cidade de Vacaria registrou acumulado de mais de 100mm entre o domingo e a madrugada desta terça-feira, correspondendo a mais de 70% da média do mês de agosto. Além disso,
No Paraná, o sistema também chegou trazendo ventos fortes à Planalto, em torno dos 85km/h, e queda de granizo entre Guarapuava e Inácio Martins.
PREVISÃO DO TEMPO
Uma frente fria se desloca rapidamente sobre o estado do Paraná nesta terça-feira e deixa o tempo bastante instável em grande parte do Estado. As chuvas mais significativas nas próximas 18 horas ocorrem sobre as regiões norte, central, leste, sul e Campos Gerais.
Nestes setores, além da precipitação intensa, há ocorrência de grande concentração de descargas atmosféricas e rajadas de vento que variam entre moderadas a ocasionalmente fortes. Com a presença da nebulosidade e também da chuva, as temperaturas não se elevam, ou seja, o calor observado ontem não será registrado nesta tarde de terça-feira. Na faixa oeste, noroeste e sudoeste, o sol aparece entre muitas nuvens e pode voltar a chover no período da tarde, de forma isolada.
Para Toledo a previsão para hoje é de pancadas de chuva na parte da tarde, com temperaturas variando entre 18º e 24º graus.
Por Rosselane Giordani com informações das agências