1144x150 %284%29

GERAL

Entenda por que algumas pessoas ficam angustiadas durante festas no final do ano

Segundo OMS, 9,3% da população brasileira enfrenta problemas de ansiedade
10/12/2021 - 09:08
Por Por Tv Cultura


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 9,3% da população brasileira enfrenta problemas de ansiedade. O período de comemorações no mês de dezembro pode causar angústia sem motivo aparente e problemas de saúde mental para algumas pessoas. A situação é ocasionada principalmente por frustração ligada a atividades que não foram executadas e pela insegurança em relação ao futuro.

O transtorno é caracterizado pela sensação de medo, preocupações frequentes, dificuldade de concentração, insônia e sintomas físicos, como palpitações, inquietação, tremores e falta de ar, o que pode causar prejuízo nas relações sociais, no trabalho e qualidade de vida.

A psiquiatra Dra Lívia Castelo Branco explicou que: “A ansiedade é uma resposta natural do organismo que surge como reação emocional a um perigo potencial, descrito como uma apreensão negativa em relação ao futuro. Ela se torna um problema de saúde mental quando o nervosismo é desproporcional ao estímulo, vem em grande intensidade ou frequência, ou por tempo prolongado, interferindo na vida do indivíduo”.

Atividades de lazer, tais como reunir amigos ou assistir um filme, podem ser uma estratégia importante, mas nem sempre suficientes para alívio da ansiedade. Para colaborar, a profissional indica a organização de uma rotina diária com realização de exercícios físicos, com práticas como yoga ou meditação, e a busca de suporte emocional.

O acompanhamento psicológico se torna fundamental em casos em que as medidas não surtem efeito e quando há persistência dos sintomas.
Sem nome %281144 x 250 px%29