Img 3650

COOPERATIVISMO

Sicredi Progresso PR/SP: Oficinas de Educação Financeira impactam mais de 2 mil pessoas

As atividades foram conduzidas pelos voluntários da sede e das 20 agências da Cooperativa que atua no Paraná e também em São Paulo
17/12/2021 - 07:59
Por Assessoria


A Sicredi Progresso PR/SP abraçou a ideia de que a educação financeira é uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade e diante disso, participou da 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Mais de 100 colaboradores vestiram a camisa para levar informações para mais de 2 mil pessoas.
 
As atividades foram conduzidas pelos voluntários da sede e das 20 agências da Cooperativa que atua no Paraná e também em São Paulo. Eles foram para escolas, receberam estudantes nas agências entre outras atividades e usaram esses momentos para realização de oficinas gratuitas de planejamento, orçamento e dicas de educação financeira adaptadas à realidade de cada público como: crianças, jovens e adultos.
 
Quem acreditou nesse propósito foi o colaborador, Francisco Neto, que se tornou voluntário. “Foi uma experiência fantástica participar das oficinas e promover a integração com as crianças e adolescentes. Com certeza quero participar novamente no próximo ano. Cada informação repassada auxilia as pessoas a pensarem de outra forma sobre sua relação com o dinheiro”.
 
Para o presidente da Sicredi Progresso, Cirio Kunzler, o ‘fazer juntos, faz a diferença’, e a participação na Semana ENEF evidenciou essa força. “Como instituição financeira cooperativa temos um compromisso com o crescimento das comunidades que estamos inseridos. E quando falamos de ensinar educação financeira para todas as idades, nos referimos ao impacto positivo na geração de renda. Quanto melhor a forma das pessoas se relacionarem com o dinheiro, mais contribuiremos para uma sociedade mais próspera e para fazer do mundo um lugar melhor de se viver”.
 
Semana ENEF
A chamada ‘Semana ENEF’ é realizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira e contou com a participação de diversas instituições do país que promovem ações e iniciativas deste tema. Em 2020, por exemplo, o Sistema Sicredi foi responsável por 43% das ações realizadas em todo o Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país.
 
A participação do Sicredi na edição deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.
 
Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.
 
Através do programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi acredita que pode transformar a relação das pessoas com o dinheiro. Assim, leva o tema, para as regiões de atuação, para permitir o crescimento de nossos associados, crianças, jovens, adultos e da comunidade.
 
Sobre a Sicredi Progresso PR/SP
Com 40 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de aproximadamente 50 mil associados. Nossa história, construída na essência da cooperação, nos permite ter atualmente 20 agências distribuídas na área de ação nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 13 estão no Paraná e outras 7 em São Paulo. Nosso capital humano conta com mais de 300 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que hoje está em 25 estados e no Distrito Federal.


Sem nome %281144 x 250 px%29