1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Prefeitura, IBGE e demais órgãos realizam primeira reunião para o Censo 2022

O recenseamento demográfico deveria ter acontecido em 2020
17/12/2021 - 08:14
Por Assessoria


Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Prefeitura de Toledo e demais órgãos, entre eles a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), participaram, nesta quinta-feira (16), da primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo de 2022. 

 

O recenseamento demográfico deveria ter acontecido em 2020, porém a pandemia de Covid-19 impediu sua realização. A intenção do encontro era expor aos presentes como será realizado o levantamento estatístico que traz os dados populacionais, entre eles os socioeconômicos, o modo de vida de uma população e os étnicos. 

 

O tema é importante para todos os municípios do Brasil, lembrou o prefeito Beto Lunitti. Segundo o gestor municipal o trabalho é fundamental. “Tenho a responsabilidade de dizer isso a nossa população. Esta ação vai nos dar informações precisas de todo o contexto demográfico que apresenta os números de população, um panorama sobre as questões sociais, características de quem reside em nosso município”. 
 
Lunitti ainda acrescentou que o censo também determinará o Fundo de Participação do Município (FPM). “O FPM é baseado no número de habitantes, portanto é preciso ter números precisos”. Beto ainda lembrou que o município de Toledo está dando todo suporte para o IBGE para que a gente possa ter informações precisas, entre elas a cedência de uma sala de suporte para o órgão no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi.  
 
O gestor municipal ainda reforçou a necessidade da população aderir ao censo. “Precisamos recepcionar bem todos os recenseadores. Eles estarão identificados, será seguro e é necessário responder corretamente às perguntas. Essas informações vão subsidiar estudos para oferecer melhores soluções e avanços para Toledo”. Devido à importância do momento, Beto Lunitti usou suas redes sociais para informar à população sobre a pauta da reunião
 

Reunião 


O encontro serviu para reforçar a importância do censo demográfico 2022 para o planejamento público e privado e informar que os dados servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, os servidores do IBGE explicaram como será feito o trabalho em campo, as suas etapas, e auxiliar na divulgação dos processos seletivos para os recenseadores e demais funções pertinentes às ações e sensibilizar a população sobre a relevância do censo. 
 

Teste seletivo


Para realizar o trabalho, o IBGE abriu teste seletivo para contratação de Agente Censitário de Administração e Informática -  inscrições de 14/12/2021 a 10/01/2022; Agente Censitário Municipal  -  inscrições até 29/12/2021; Agente Censitário Supervisor -  inscrições até 29/12/2021; Coordenador Censitário de Área - inscrições de 14/12/2021 a 10/01/2022;  e Recenseadores (126)  -  inscrições até 29/12/2021. Os interessados podem se inscrever na página oficial do órgão.
Sem nome %281144 x 250 px%29