1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Unioeste confirma parceria e amplia atuação de Governança Territorial na Região Oeste

O Comitê Regional de Inovação para o Agronegócio foi oficialmente empossado no mesmo evento que homenageou personalidades que contribuíram historicamente com o Programa.
17/12/2021 - 09:33
Por Assessoria


Na última quinta-feira (09), o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizou sua assembleia e assinou importantes convênios. O evento foi realizado no anfiteatro do câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) localizado no Biopark, um dos apoiadores do evento que passou a integrar Conselho de Administração do programa. O evento marca um novo tempo e a ampliação do Programa. O Comitê Regional de Inovação para o Agronegócio foi oficialmente empossado no mesmo evento que homenageou personalidades que contribuíram historicamente com o Programa.
 
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina participou por vídeo. Uma reunião ministerial com o Governo Federal impediu a vinda da comitiva para a Região Oeste. Presencialmente, Tereza Cristina foi representada pela diretora do Departamento de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sibelle Silva.O Protocolo de Intenções assinado entre o POD e o MAPA visa fortalecer o ecossistema de inovação no agronegócio regional, impulsionando a cultura da inovação agropecuária na Região Oeste através do Comitê Regional de Inovação para o Agro empossado no mesmo evento, composto por mais de 30 instituições de pesquisa e fomento da região.
 
Dois secretários de Estado, Valdemar Bernardo Jorge e Marcel Micheleto e o deputado federal Sérgio Souza também esteve presente, além de outros líderes locais e regional.

O presidente do POD, Rainer Zielasko, resgatou o histórico do Programa Oeste em Desenvolvimento e agradeceu aos parceiros pela possibilidade de ampliar os projetos e ações. “Os exemplos da Região Oeste arrastam e provam o valor e o esforço de seu povo. Vamos ampliar e fortalecer para que nosso território siga gerando bons exemplos e incentivo, além de riquezas e qualidade de vida para todos que aqui habitam”, destaca.

O evento marcou a consolidação de parceria entre as sete câmaras técnicas (CT) do programa: Educação, Sanidade Agropecuária, Conectividade e Inovação, Energias e Sustentabilidade, Ambiente de Pequenos Negócios, Máquinas e Implementos Agrícolas, Infraestrutura e Logística. São as Câmaras que movem os assuntos e a articulação com os setores de interesse do POD. As entidades e seus representantes, citados no Relatório de Direcionamento Estratégico 2024 (Direcionamento Estratégico 2024) assinaram termo formal de parceria para gestão e operação das Câmaras Técnicas, oficializando assim, a valorosa contribuição voluntária que empresas e instituições entregam ao POD.
 
Na oportunidade, o POD oficialmente integra o Programa de governança, Inovação e Inteligência para o Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros como órgão de Governança e Gestão mediante termo de cooperação assinado com o Conselho dos Municípios Lindeiros, o que trará reflexos para toda Região Oeste do Estado.
 
Com a Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, o Programa Oeste em Desenvolvimento oficializou seu ingresso no Programa Paraná Produtivo, criado para otimizar a produção e a geração de riquezas em todo o Estado.

Já com a Fundação Araucária o protocolo de intenções firmado objetiva a formação do NAPI Oeste em que o POD será o gestor aglutinador e será operado através de 5 instituições de ensino do Oeste com convergência nas áreas de atuação do POD, sendo elas: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Federal do Paraná (UFPR/câmpus Palotina) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/campus Santa Helena e Medianeira). Em seguida, houve também a assinatura do termo de cooperação técnica e científica entre Unioeste e o Oeste em Desenvolvimento.

“Nós só temos a parabenizar por este momento que faz diferença para nossa população. É uma honra poder participar desse termo de cooperação técnica e científica e desde já colocamos a Unioeste à disposição de todos os envolvidos”, explica Alexandre Webber, reitor da Unioeste.
 
A Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) também oficializou o convênio de cooperação com o POD. Entre outras cláusulas, o convênio oferece recurso operacional para a Câmara Técnica de Energias e Sustentabilidade.
PATROCINADORES - Além do Biopark, o evento contou com o apoio da Frimesa, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar).
 
crédito: com assessoria oeste em desenvolvimento
Sem nome %281144 x 250 px%29