Eles foram enquadrados no programa Talento Olímpico e Paraolímpico do Paraná – TOP 2016, da Secretaria Especial do Esporte (Sees) e Paraná Esporte (Pres), que beneficiou 250 atletas em todo o estado. Os contratos foram assinados na semana passada, em Curitiba. Os atletas selecionados vão receber uma bolsa-esporte no valor de R$ 500 mensais, de agosto a dezembro de 2011, com possibilidade de renovação. Do total de bolsas, 200 são patrocinadas pela Copel e 50 pela Sanepar.
Para o secretário municipal de Esportes, Mauro Maiorki, que participou da cerimônia em Curitiba, o Bolsa Atleta é uma tacada de mestre do governo do estado. “O Paraná estava perdendo atletas para São Paulo. Com este apoio, os nossos talentos vão poder continuar treinando no Paraná e levando o nome do estado em competições”, disse ele, acrescentando que esta será uma oportunidade a mais para os nossos atletas continuarem se dedicando ao esporte.
Dos oito contemplados, quatro são da Ginástica Rítmica, que integram a equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, dois do basquetebol, um de badminton, esporte que está começando a ter projeção no município, e um de tênis de mesa. Foram contemplados com a bolsa atleta as ginastas Bruna Silva, Bruna Morais, Mayra Gmach e Thainá Ferroldi, que integram a seleção da Sadia/Prefeitura de Toledo e que já disputaram competições nacionais e internacionais. No basquete ganharam bolsas, Kelly Priscila Piccinin e Matheus Willian Basbato e no tênis de mesa, Alexandre Fioravante Schacht. Todos os atletas continuam treinando em Toledo, nas suas respectivas equipes.
A indicação do atleta beneficiado foi feita pela federação esportiva, com base no currículo de 2010 e potencial para defender o Estado em competições nacionais e internacionais, em especial as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Neste primeiro momento, a bolsa será dirigida para atletas de 11 a 18 anos.
Da Assessoria - Toledo