Casa

GERAL

Contran divulga modelo da nova CNH, que entrará em vigor em 2022

A medida será para aqueles que estão tirando a carta ou renovando para a 2ª via
29/12/2021 - 09:03
Por Por Tv Cultura


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, por meio da resolução nº 886, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que entrará em vigor em 1º de junho de 2022. A medida será feita para aqueles que estão tirando a carta e aqueles que estão renovando a 2ª via. Não é necessária a troca imediata, e o documento pode ser expedido por meios físicos, digitais ou ambos.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A nova CNH tem as cores verde e amarelo, e uma tabela que mostra os tipos de veículos que o condutor está aptos para dirigir.

A primeira coluna é a categoria da CNH e a segunda coluna é a imagem do veículo que o condutor está habilitado. O documento também aponta se tem apenas permissão para dirigir por meio da letra “P”, ou se possui CNH definitiva por meio da letra “D”. Além disso, tem um campo que mostra que o piloto usa o veículo para trabalho, e também um campo com restrições médicas.

A nova CNH também tem o QR Code, que está disponível em documentos emitidos a partir de 2017, que armazena todas as informações, exceto a assinatura do condutor.