1144x150 %284%29

PARANÁ

Duchas ecológicas, cadeiras anfíbias e passarelas garantem mais conforto no Litoral

As iniciativas são da Sanepar, em parceria com a Superintendência Geral do Esporte do Paraná e a secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho
30/12/2021 - 09:23
Por Por AEN


A partir desta quarta-feira (29), a população pode utilizar as duchas ecológicas, as cadeiras anfíbias e as passarelas de acessibilidade instaladas nas praias do Litoral durante a operação Verão Paraná - Viva a Vida 2021-2022. As iniciativas são da Sanepar, em parceria com a Superintendência Geral do Esporte do Paraná e a secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho.

No projeto Chuá, estão disponíveis 19 duchas: quatro em Guaratuba (próximo ao Morro do Cristo), quatro em Caiobá e 11 em Pontal do Paraná (Ipanema, Shangri-lá e Praia de Leste). As duchas visam proporcionar mais conforto ao banhista, que pode tirar o sal do corpo, lavar os pés ou apenas se refrescar. A água utilizada vem dos lençóis freáticos na areia, é filtrada e recebe aplicação de cloro. A Sanepar alerta que a água não é potável e não deve ser ingerida.

Praia acessível

Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, onde estão disponíveis cinco cadeiras anfíbias. Elas têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar, possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Equipes treinadas auxiliam as pessoas a entrar no mar com as cadeiras.

Uma novidade nesta temporada são as passarelas de acessibilidade que facilitam a caminhada de pessoas com dificuldade motora e o transporte de cadeira de rodas e carrinho de bebê. Feitas com plástico resistente ao sol, as passarelas somam 190 metros e vão ligar a calçada até o mar. Estão instaladas em Guaratuba (51 metros) e em três pontos em Pontal do Paraná: Praia de Leste (38 metros), Ipanema (51 metros) e Shangri-lá (50 metros).
Sem nome %281144 x 250 px%29