Quem também colocou a mão na massa e deixou sua marca foi o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Ele auxiliou no plantio de algumas mudas, incentivando a participação dos alunos. Essa ação faz parte de uma reestruturação dos remanescentes de Pinheiro do Paraná, que havia no local. As mudas foram doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), retiradas de um viveiro em Guarapuava. São cerca de 2.400 mudas e o plantio ficará por conta das crianças das quartas séries das escolas municipais de Toledo.
Para o prefeito, este trabalho é uma maneira de retribuir a natureza, devolvendo para ela o que é dela. “Este espaço já foi uma área de Araucárias. Com o plantio vamos reestruturar o local, além de deixá-lo mais bonito”.
De acordo com a secretária de Educação, Janice Salvador, essa cultura terá uma representatividade na educação, trabalhando todo o resgate histórico em sala de aula. “É importante mostrar para as crianças os procedimentos do desenvolvimento destas plantas. Fazê-las entender sobre o resgate, a história do Pinheiro para o Paraná. Outro ponto a destacar é a relação que as crianças têm, na prática, com o meio ambiente”.
Florir Toledo
Conforme o coordenador do Florir Toledo, Ozéias dos Santos, que acompanhou o trabalho dos meninos do projeto, o plantio é uma das atividades práticas desenvolvidas no Florir. “Os alunos do Florir atuaram como instrutores das crianças. Isto mostra o resultado de todo trabalho desenvolvido na área ambiental, dentro da entidade”, explica.
Neste primeiro momento, participaram das atividades as escolas municipais Olivo Beal, Ecológica Ari Arcássio Goesller, Egon Werner Bercht, Borges de Medeiros, Carlos Friedrich, Ivo Welter, Waldir Becker e CAIC. A secretária de Educação, Janice Salvador, lembra que todas as escolas do município participarão desta atividade, concluindo o plantio na próxima semana. Além do plantio, as crianças cantaram uma música e foi declamada uma poesia, com o tema: Meio Ambiente.
Ecológica
Na segunda-feira, 8, os alunos da escola Ecológica Ari Arcássio Goesller participaram de outra atividade ambiental. Eles estiveram no Florir Toledo plantando sementes de Pinheiro do Paraná, que serão doados aos pais e professore no fim do ano. Os alunos receberam informações sobre o plantio e cuidados com a planta. A ação é uma atividade complementar da disciplina de Educação Ambiental da escola Ecológica, ministrada pela professora Inês Casagrande Zatta.
Conforme a educadora, colocar a teoria em prática é muito importante para as crianças, para eles acompanharem de perto, todo o processo. “Todo trabalho realizado na prática é diferente do que abordado em sala de aula, na teoria, por exemplo. Acompanhando o desenvolvimento da semente elas podem entender o processo de desenvolvimento e germinação”, explica a professora. Os alunos também deverão trabalhar em sala de aula o processo histórico da árvore, considerada símbolo do Paraná. “É importante mostrar para eles a importância da planta em todos os contextos: desde a sua necessidade no meio ambiente, até sua simbologia, neste caso, para o Paraná.” Além disso, a professora explica que durante as aulas serão debatidos os efeitos destas árvores na natureza, a falta dela, o resultado de cada uma no meio ambiente, salientando o nascimento de uma vida no ecossistema. Segundo Inês, o cuidado com as plantas também ficará por conta dos alunos. “Todos os dias, dois alunos da turma, ficarão encarregados de regar as plantinhas e acompanhar o seu desenvolvimento”, conclui.
Projetos
Além do plantio de pinheiro do Paraná, a escola Ecológica é responsável por outros importantes projetos: a coleta seletiva e reciclagem, o qual no ano passado arrecadou cerca de R$ 1.600,00 com a venda dos materiais reciclados. A transformação do óleo de cozinha em biodiesel por uma empresa de Marechal Cândido Rondon. Arrecadação de pilhas, com o objetivo de eliminar esses materiais, com coleta seletiva. Brinquedos feitos com lixos recicláveis e sucatas e, por fim, a horta saudável, onde são produzidos alimentos orgânicos consumidos na escola.
Da Assessoria - Toledo