Img 3650

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Comissão aprova inclusão de indígenas, pessoas em situação de rua e mais no CadÚnico

Proposta também inclui quilombolas e pessoas submetidas a trabalho em condição análoga à de escravidão
04/01/2022 - 09:56
Por Por Agência Câmara


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que amplia a abrangência do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, incluindo comunidades quilombolas, povos indígenas, pessoas em situação de rua e pessoas submetidas a trabalho em condição análoga à de escravidão.

Atualmente, o cadastro é utilizado para o pagamento do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

O texto prevê que o cadastramento deverá respeitar a “especificidades culturais” e ser feito ainda que o interessado não disponha de documentos de identificação. Nesse caso, o Poder Público deverá garantir o pagamento temporário do benefício por até quatro meses, prazo limite para a apresentação dos documentos.

O Projeto de Lei 3746/21, dos deputados Luiza Erundina (Psol-SP) e Ivan Valente (Psol-SP), foi aprovado na forma do substitutivo do relator e deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

"O Cadastro Único é uma tecnologia social que envolve não somente uma base de dados sobre a população mais vulnerável do país, mas é também o elemento humano que permite ao Estado conhecer o cidadão que vivencia um conjunto de desproteções e privações, a fim de trazê-lo para o amparo das políticas sociais”, destacou o relator.

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Sem nome %281144 x 250 px%29