A gestora do projeto Atleta do Futuro/Sesi Toledo,Nadia Amarante Fuchs, destacou que os critérios para a escolha do melhor projeto foram: impacto social, inovação, envolvimento dos alunos, das famílias, comunidade geral e o envolvimento das empresas que têm em suas metas o cumprimento de algum dos objetivos do Milênio, conhecidos no Brasil como Os 8 jeitos de mudar o mundo. “Apresentar os trabalhos no Seminário Estadual demonstra o envolvimento dos professores para desenvolverem o projeto a uma prática, o qual não ficou somente na teoria. É uma proposta de estar modificando pensamentos e na apresentação do Seminário ficou claro porque tinha um embasamento legal”. Nadia disse que a escolha dos projetos de Toledo mostra que as pessoas desta região estão engajadas no desenvolvimento de bons trabalhos. “Se engajar em um trabalho voluntário é algo bacana e é uma cultura para o bem comum”.
A gestora do projeto Atleta do Futuro/Sesi Toledo disse que para a apresentação no Seminário Estadual, a equipe está elaborando um projeto piloto. Para ela a união entre as crianças do projeto Atleta do Futuro com os objetivos do Milênio vai surtir resultados, os quais os indicadores ainda estão sendo buscados e poderão ser referência para o Brasil. “A proposta não é ser um projeto ou um evento pontual, porque ao falarmos em educação, os resultados acontecem em longo prazo. Eles não são imediatos e a nossa proposta é de continuar”.
Projetos
Nadia relatou que do projeto da dengue participaram 2500 crianças, sendo que cada uma visitou até cinco residências. Ela disse que se em cada casa morar até quatro pessoas significa que aproximadamente 50 mil pessoas foram orientadas sobre a dengue. “Se pensarmos que Toledo possui aproximadamente 115 mil habitantes, ou seja, quase a metade da população. Devemos averiguar com a equipe da vigilância sanitária e saber o que efetivamente melhorou nas condições de foco no município”. Com relação ao projeto de alimentação saudável, Nadia afirmou que foram atingidas aproximadamente 10 mil pessoas. Diante disso, ela informou que existe a possibilidade de ampliar os projetos buscando novas parcerias. Nadia exemplificou o projeto da Unimed. A unidade possui uma cartilha apresentando os alimentos saudáveis para as crianças. “Mantivemos contato com eles e recebemos algumas cartilhas para distribuir a elas”.
Nadia ainda enfatizou que os projetos serão inscritos no 23º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) que será realizado no mês de setembro em São Paulo.
Confira a matéria completa em vídeo
Por Graciela Souza