Banner 1144x150 px

ESPORTES

Campeão de Jiu-jitsu faz vaquinha virtual para poder competir em 2022

Mateus Santana foi um dos grandes nomes do esporte no ano passado e precisa do financiamento coletivo para competir o Campeonato Brasileiro e Panamericano
10/01/2022 - 09:29
Por Por Tv Cultura


Mateus Santana, um dos principais nomes do jiu-jitsu brasileiro em 2021, abriu uma vaquinha virtual para pedir ajuda financeira para seguir competindo em 2022 e conseguir vaga nas competições internacionais da modalidade.

“Durante o ano eu lutei nove campeonatos, fui campeão em oito e fiquei um em segundo, nunca fiquei fora do pódio. Como resultado da minha campanha durante o ano eu fiquei em primeiro no ranking das principais federações do DF. E meu plano e desejo para o ano de 2022, além de continuar competindo nos campeonatos estaduais e mais uma vez ser o primeiro do ranking, é também poder competir no Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em maio, lutar o Panamericano, que vai acontecer em abril nos EUA, e lutar o Mundial”, explicou.

Pelo Apoia.se, ele cita a dificuldade de viver como atleta no Brasil, principalmente em um esporte que não possui índice olímpico. “Falta recursos, falta apoio, muitos precisam equilibrar a vida de atleta e de um trabalho formal e muitas vezes abrir mão de competições por não ter aporte financeiro”, revelou.

Santana criou uma campanha contínua e pretende arrecadar R$ 20 mil por mês. Para gerar um incentivo, ele criou recompensas para os colaboradores mensais.

Além da ajuda na plataforma, também é possível contribuir com um PIX (ssantanamateus@gmail.com) de qualquer quantia.

Planos futuros

Santana ainda revelou que a competições de jiu-jitsu é o plano a curto prazo. Futuramente, ele pretende ser professor em projetos sociais. “Usar o esporte para ensinar valores e mostrar que é possível seguir uma carreira no Jiu-jitsu”, revelou.

O atleta encabeça dois projetos sociais atualmente: o Bienal na Quebrada, que tem como objetivo levar literatura para crianças nas favelas, e o Peso Mosca, projeto esportivo com foco no boxe.