Casa de not%c3%adcias 1144x150

TOLEDO

Toledo assina contrato para Sebrae/PR prestar consultorias a empreendedores

São projetos em que o know-how da entidade agregará em questões estratégicas, como a pecuária leiteira e desenvolvimento de projetos de inovação
11/01/2022 - 11:13
Por Por Prefeitura de Toledo


O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, assinou, na manhã desta segunda-feira (10), contrato entre o governo municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR) para a realização de consultorias para empreendedores urbanos e rurais. Nos próximos dois anos, os profissionais da entidade prestarão serviços cuja carga horária total é de 1.365 horas em cinco áreas de conhecimento (veja mais detalhes ao fim da matéria).
 
O ato, que formaliza investimento de R$ 218 mil do município, foi acompanhado pelo secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. “Levando em conta o alcance de cada serviço que o município está contratando, valerá a pena cada centavo pago ao Sebrae. São projetos em que o know-how desta entidade agregará muito em questões estratégicas, como a pecuária leiteira e desenvolvimento de projetos de inovação”, destaca o secretário.

As consultorias
1) Desenvolvimento do projeto “Cidade Inovadora” - 200 horas
Inclui diagnóstico da situação atual, realização de workshop para até 40 pessoas de sensibilização sobre o tema inovação junto com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), capacitação de dois agentes de inovação para servidores públicos, realização de oficina de planejamento junto com os agentes de inovação e o CMCTI para até 40 pessoas. No decorrer deste processo, haverá construção de planos de ação, e realização de acompanhamento e monitoramento das ações para o desenvolvimento do ambiente de inovação no Município através de consultorias.
 
2) Melhoria dos atendimentos e automatização da Sala do Empreendedor - 120 horas
Destina-se à melhoria dos atendimentos e automatização da Sala do Empreendedor, possibilitando um maior volume de atendimentos. Inclui diagnóstico, identificação de gargalos e desenvolvimento de um plano de ação para o espaço.

3) Desenvolvimento e lançamento de edital de seleção de projetos inovadores - 480 horas
Desenvolvimento e lançamento de um edital de seleção de dez projetos inovadores para serem desenvolvidos sem transferência de recursos financeiros, no modelo SandBox, visando à solução ou mitigação de problemas do setor público municipal em que não existam atualmente soluções disponíveis no mercado, ou as que existirem forem inviáveis.
 
4) Gestão na propriedade rural para o programa de apoio aos produtores de leite - 405 horas
Será realizada para até 15 produtores inscritos a partir do diagnóstico inicial da propriedade, no qual serão identificados os principais pontos de melhoria para serem trabalhados, envolvendo aspectos como a gestão da propriedade, processos administrativos, financeiros e produtivos, sendo destinado uma carga horária média de 27 horas para cada propriedade.
 
5) Ciclos de Empreendedorismo para os programas Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora - 160 horas
Composto por consultoria, capacitação e treinamento, cada ciclo é composto por dez módulos que serão elaborados e executados com especialistas voltados para cada público ao longo de 6 meses para no mínimo 100 participantes. Os módulos são denominados, pela ordem: Sensibilização ao Empreendedorismo; Comportamento/Perfil Empreendedor; Primeiros passos para empreender; Estratégias de Intraempreendedorismo; Mercado e Tendências; “Tive uma ideia, e agora?”; Validação de ideias; O que é uma empresa? Quais os portes? Tipos de Empresa?; Financeiro: Gestão financeira básica; e “Crédito: Será que é pra mim?”.