Em sua primeira visita ao Brasil e na região, o príncipe se encantou com o país e ficou impressionado com Toledo. “Foi uma impressão muito boa. A produção no Brasil nos anos 1960 era de nível muito baixo. Hoje sabemos que essa situação mudou, tornando-se um país rico em cultivos, permanecendo no topo da lista dos maiores produtores agrícolas. Essa situação é semelhante do que temos em Camarões”, explica ele, destacando a similaridade dos países, no cultivo de grãos, no clima, na terra e na cultura.
Ao comentar sobre a história do seu país, a cultura, o desenvolvimento, meio ambiente, política, educação, como uma forma de apresentação de Camarões, país africano, Bernard falou sobre o esporte e seu talento mais ilustre: o jogador de futebol camaronês, Samuel Eto’o. Diante do interesse manifestado pelo prefeito, foi discutida a possibilidade de trazer o jogador para a abertura dos Jogos Abertos do Paraná, que será sediado em Toledo, de 11 a 20 de novembro.
Eto’o se tornou conhecido no mundo dos esportes, após ser consagrado no futebol europeu ao se tornar um dos mais importantes jogadores dos grandes clubes da Europa, como Barcelona, Real Madrid e Internazionale. Segundo Lúcio, seria muito importante para os atletas do Paraná, que estarão em Toledo, e toda população do município, receber a visita de um atleta tão importante como ele. “Essa seria uma boa representatividade de um importante esportista, principalmente, pelo seu sucesso, consagrado no futebol”, destaca Lúcio.
Da Assessoria - Toledo