1144x150 %284%29

GERAL

90% dos toledanos correm o risco de contrair dengue hemorrágica

Pelo menos 90% dos toledanos correm o risco de contrair dengue hemorrágica. Esta é a avaliação do coordenador de Combate às Endemias no município, Selidio Schmidt. A informação foi dada por ele poucos dias depois de serem divulgados os dados do ultimo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Apesar do município estar com um índice inferior a 1% na média, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, há bairros principalmente de classe média e classe média alta, onde a infestação ultrapassa os 4% e 5%. “Isso é muito preocupante”, reforça.

01/11/2010 - 08:59


Segundo Schmidt, a tendência é para que estes índices aumentem a partir de agora com a proximidade do verão. “O calor intenso somado às chuvas rápidas são fatores predominantes para hospedagem das larvas dos mosquitos”, lembra o coordenador. É por isso que o setor de Combate às Endemias reforça a fiscalização. Mais agentes assumem nos próximos dias e apesar do déficit de profissionais, a cidade deverá passar por uma varredura.

Nos lares, terrenos baldios ou estabelecimentos comerciais onde forem encontrados focos por mais de uma vez, serão multados. As multas variam de uma a 10 Unidades de Referência de Toledo (URT). Desta forma, ela pode variar de R$ 45 a R$ 450.

Neste momento, não há casos confirmados de dengue em Toledo, apenas um suspeito. Mesmo assim, o período preocupa e há a possibilidade de haver uma epidemia na cidade neste verão.  Saiba o porquê e quais as medidas a serem adotadas para evitar isso em instantes na reportagem completa em vídeo na Casa de Notícias.

 

Texto Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29