Durante a reunião das Comissões Permanentes, a partir das 14h, o Comad pediu apoio para viabilizar o projeto, que inclui produção de camisetas e obtenção de voluntários para ampliar as palestras nas escolas. No ano passado a campanha baseou-se em um trabalho estadual a respeito com apoio da Associação dos Ministros Evangélicos-AME e neste ano a ideia é chegar aos jovens também através das redes sociais e internet. Neste sentido o Comad informou aos vereadores que a Semana Municipal de Combate às Drogas também deve ser levada ao Facebook, Orkut e Twitter, desenvolvendo ainda um chat para o diálogo com os jovens na rede.
Os integrantes do Comad destacaram que Toledo é o único município que tem um conselho antidrogas deliberativo e não apenas consultivo e informaram que pretendem contar no dia 14 de outubro com a presença pela manhã da presidente do Conselho Estadual Antidrogas e à tarde realizar uma miniconferência municipal com o lançamento de propostas para uma política municipal com relação ao problema. Antes, de 22 a 24 de agosto, o magistério deverá receber capacitação sobre o tema, já que o Comad entende que o aluno precisa ver que o professor é uma referência e pode ajudar neste problema. O Comad relatou aos vereadores ainda que a estrutura de Toledo em apoio aos dependentes também deve ser mostrada, como o CAPS AD- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e o trabalho de saúde mental.
Acompanharam a exposição do Comad os vereadores Leoclides Bisognin, Luís Fritzen, Adriano Remonti, Rogério Massing, João Martins, Renato Reimann, Eudes Dallagnol, Expedito Ferreira, Paulo dos Santos e Ademar Dorfschmidt , a secretária de Educação Janice Salvador e assessores e servidores da Câmara Municipal.
Os vereadores discutiram apoio ao trabalho do Comad através de recursos orçamentários, comprometendo-se com os conselheiros de analisar a viabilização de uma forma de apoiar financeiramente o trabalho de prevenção e combate às drogas em Toledo.
Assessoria - PAULO TORRES
Jornalista - DRT/DF 2315