A expectativa é dinamizar as aulas e incentivar o uso dos laboratórios. “O nosso principal objetivo com essa capacitação é motivar os professores para a utilização dos laboratórios de química, física e biologia, e em desenvolver atividades práticas de cunho científico, para que desta maneira os alunos também se sintam motivados em participar das aulas”, explica a Coordenadora de Ciências do NRE Toledo, professora Dalva Veronica Stoffel, uma das técnicas responsável pela organização do evento
Resíduos
Na primeira etapa, os cursistas participaram da oficina “Gerenciamento de Resíduos Químicos e Biológicos”, conduzida pelo professor do Curso de Química da Unioeste, Cleber Antônio Lindino. “Nós estamos conversando com os professores a respeito da responsabilidade do gerenciador de resíduos químicos no sentido de evitar danos ao meio ambiente pelo descarte inadequado destes resíduos produzidos nos laboratórios”, explica o professor universitário. “Na verdade nós estamos tentando passar a filosofia da química verde ou química limpa que é evitar usar muitos reagentes químicos e substituir reagentes perigosos por não-perigosos”, completa.
O Curso de Metodologias segue até o dia 28 de setembro. As próximas etapas irão abordar os temas: Bases da Neurociência – Memória e Aprendizagem, Práticas Laboratoriais, e Confecção e Utilização de Jogos Didáticos. As oficinas serão ministradas palas professoras Rose Meire Costa Brancalhão, Vaníria Lysyk Teixeira Bianchi, Maria do Socorro Tenório Baumgartner e Márcia Borin da Cunha.
Da Assessoria - NRE