Apenas medidas de apelo social para não aglomerar, manter o distanciamento social e uso correto de máscara, parece não ecoar na sociedade. É muito comum encontrar pessoas usando de forma inadequada a máscara, sem cobrir nariz e/ou boca, algumas completamente sem máscara e aglomerando nos mais diversos locais. Enquanto isso, o número de casos só cresce e conforme autoridades sanitárias, quanto maior o número de casos, maior a pressão sob o sistema de saúde, necessidade de internações, agravamento e mortes. O que se confirma em Toledo que conta com 5130 casos ativos, sete óbitos – dois deles ocorridos ontem. A dinâmica não diferente em outros municípios da região.
Leitos enfermaria e UTI
A ocupação de leitos também tem crescido. Dos 14 leitos de enfermaria abertos no Hospital Bom Jesus, a ocupação é de 100%. Segundo informação oficial do município de Toledo, 23 munícipes estão internados em Hospitais ou leitos da região, sendo 20 em leitos de enfermaria e 03 em leitos de UTI.
Até o momento os leitos de UTI disponibilizados, na abrangência da 20ª Regional de Saúde são 24, nos municípios de Assis Chateaubriand e Palotina, destes 21 já estão ocupados, ou seja 87,50%. A 20ª Regional de Saúde atende 18 municípios, qualquer demanda acima da disponibilidade regional, é regulada pela central de leitos para qualquer outra regional de saúde no Estado, que possa ter disponibilidade.
Mortes por Covid-19
Em 2022 Toledo já teve sete óbitos, destes dois nessa quarta-feira (2), duas mulheres 92 e 75 anos. Entre estas pessoas que foram a óbito duas não tinham nenhuma dose da vacina contra a Covid, quatro pessoas não foram aplicar as doses completas e a sétima está sob investigação. Desde o início da Pandemia, Toledo perdeu 478 vidas para a doença.
Vacinas
A 20ª Regional de Saúde Toledo recebeu nesta manhã (3), 10.518 doses de vacina para reforço, ou seja, para pessoas maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses, exceto as pessoas imunossuprimidas que recebem a dose de reforço 28 dias, após a segunda dose.
A Regional recebeu ainda, 421 imunizantes para segunda dose, 384 para primeira dose e 8.742 para doses pediátricas. As doses devem estar disponíveis para os 18 municípios retirarem a partir da tarde, desta quinta-feira (3).
O município de Toledo pela sua população estimada recebe 3.235 doses pediátricas e 3640 doses para reforço.
Crianças
Para receber a 1ª dose contra a Covid, a criança deve estar há mais de 15 dias sem receber qualquer outro tipo de vacina.
Horários e locais para vacinação pediátrica contra o coronavírus:
• UBS Alto Panorama - 13h30 às 17h30 - 50 doses - senhas distribuídas às 13h30
• UBS Pancera - 8h às 11h - 40 doses - senhas distribuídas às 8h
• Centro de Saúde - 13h às 18h30 - 60 doses - senhas distribuídas às 13h
• UBS Europa - 13h às 16h - 40 doses - senhas distribuídas às 13h
• UBS Jardim Porto Alegre - 7h às 12h30 - 60 doses
Documentos necessários
Para receber a dose pediátrica é necessária a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação, CPF e cartão SUS da criança. Já os pais devem estar munidos de documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do responsável legal.
Onde testar na Rede Pública
O município de Toledo direcionou os casos suspeitos de Covid para atendimento as UBS do Cosmos e do Panorama, além da estrutura do Mini Hospital - Pronto Atendimento Municipal Dr. Jorge Milton Nunes.