1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Centros da Juventude oferecem uma programação intensa para 2022

Os Centros são espaços de convivência para atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos
17/02/2022 - 09:16
Por Prefeitura de Toledo


A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) está com diversas atividades acontecendo nos dois centros da juventude de Toledo (CJUs). Tanto o Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU Europa), quanto o Centro da Juventude Mariana Luiza von Borstel (CJU Coopagro), estão com matrículas abertas em praticamente todas as modalidades. 

Os Centros são espaços de convivência para atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos. Cada espaço possui atividades nas mais diversas áreas e de forma gratuita. Os pais são orientados sobre os cuidados a serem observados em função da pandemia do coronavírus. 

CJU Coopagro

No CJU Coopagro são oferecidas aulas de Vôlei, Futsal Masculino e Feminino, Basquete, Jogos de Mesa, Capoeira, Pista de Skate liberada para uso, além de empréstimo de livros. No dia 23 de fevereiro acontecerá uma ação de grafitagem da Secretaria de Educação em parceria com o CJU Coopagro. 

Para obter informações sobre as atividades oferecidas no CJU Coopagro, como horários e matrículas, é só entrar em contato pelo Telefone/Whatsapp (45) 3378-6330. 

Segundo a diretora de Políticas para Infância e Juventude, Samara Vilas Boas, existe a previsão de uma quadra de areia para prática de esportes na areia no Cju Coopagro.

CJU Europa

No Centro da Juventude do Jardim Europa são oferecidas aulas de Natação, Futsal, Capoeira, Ritmos Coreografados, Tênis de mesa, Xadrez, Vôlei, Natação e Hidroginástica. O Centro também está com dois projetos abertos à comunidade: "Vôlei na Veia” e “Bora lá dançar no ritmo”. 

Nesta sexta-feira (18) será lançado o Projeto de Capoeira “Da roda para a vida” no CJU Europa. Na ocasião, a comunidade poderá participar das rodas de Capoeira. “É uma atividade aberta do 0 ao 100 anos”, informa o coordenador do CJU Europa, Gustavo Guilherme Schneider. O mesmo projeto será lançado no CJU do Coopagro na semana seguinte, no dia 25 de fevereiro. 

Para obter informações sobre as atividades oferecidas no CJU Europa, como horários e matrículas, é só entrar em contato pelo Telefone (45) 3378-5911 ou pelo Whatsapp (45) 991066310. 

“Integrar o jovem ao que já era feito no Centro da Juventude e procurar melhorar ao máximo cada ação é um de nossos objetivos. Queremos que o jovem se sinta bem aqui e tenha acesso ao esporte, lazer e profissionalização”, coordenador do CJU Europa, Gustavo Guilherme Schneider. 

O técnico desportivo, Marinaldo Rodrigues de Quadros, reforça que “a prática de atividades físicas sempre foi fundamental para nossa evolução. Hoje tudo facilita para evitar o esforço físico. Antigamente também era considerado mais como estética, felizmente o pessoal entendeu a necessidade dela para nossa saúde. Aqui [no CJU] não trabalhamos esporte de rendimento, mas estimulamos a iniciação e o lazer", explicou.

O jovem Daniel Fernando Troni (12) é um dos alunos do CJU, ele pratica natação e Futsal. “Comecei no ano passado e é muito legal. É muito bom, pois estudo pela manhã e frequento as atividades no período da tarde. Quero me exercitar e investir no meu futuro”, declarou o jovem que pretende se profissionalizar no futsal. 

Planejamento
Em março para os dois Centros da Juventude estão previstas a Oficina de Defesa Pessoal “Os desafios de ser mulher” e também uma ação no Museu Histórico Willy Barth com os Agentes de Cidadania e os pioneiros da cidade, em alusão ao Dia do Pioneiro e fazendo parte das ações de comemoração dos 70 anos de Toledo. 

“O planejamento do ano de 2022 para as ações dos dois centros já aconteceu e está encaminhada a licitação de cursos de capacitação profissional, música, desenho, lutas, grafite e outros muito procurados pelo público atendido”, acrescentou a diretora Samara Vilas Boas.


Sem nome %281144 x 250 px%29