1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Fechamento de turmas compromete formação de futuros profissionais; Núcleo se ampara na lei para gerenciar o dinheiro público

Foi realizada na tarde desta sexta-feira ( 12) uma reunião no Núcleo Regional de Educação de Toledo que reuniu a coordenadora pedagógica da Educação Básica, Iria Schallemberg, as professoras da Unioeste Rita Botelho – do Núcleo de Formação de Docentes- e a professora Terezinha Lindino – coordenadora de estágio do Curso de Geografia da Unioeste, além de um grupo de professores que participaram do debate sobre a realização de estágio nas escolas públicas. O objetivo da reunião foi debater a problemática do fechamento e junção de turmas na educação básica nas escolas públicas da rede estadual. A ação do Núcleo de fechar turmas está afetando diretamente a realização dos estágios realizados pelos alunos das licenciaturas da universidade, o que compromete a formação dos futuros profissionais.

12/08/2011 - 13:58


De acordo com Rita Botelho o objetivo da reunião foi buscar um diálogo junto ao núcleo para amenizar os impactos do fechamento das turmas sobre a realização dos estágios das licenciaturas. Pois segundo ela há comprometimento do processo de estágio, pois o aluno da licenciatura iniciou um trabalho com um turma, mas não poderá encerrar a avaliação com o mesmo contexto de sala de aula. Rita frisou ainda que como coordenadora de estágio precisa dar uma resposta aos seus alunos da universidade de como ficará o campo do estágio.

A coordenadora pedagógica da educação básica, Iria Schallemberg, frisou que a metodologia de junção de turmas por número insuficiente de alunos já é uma prática recorrente na Educação, que independe de governo ou chefia de Núcleo. “Isso é uma questão de gerenciamento do dinheiro público. São realizadas auditorias, uma por semestre, que verifica a realidade das escolas. E em alguns casos é adotado o procedimento de juntar duas turmas de sextas séries, por exemplo. Isto devido ao baixo número de alunos por turma”, explicou Iria. A coordenadora argumentou que esse problema tende a aumentar, levando-se em consideração que a cada dia se reduz o número de alunos matriculados nas escolas. “São menos alunos, e menos turmas consequentemente”, disse.
A coordenadora de estágio da Unioeste argumentou que essa prática reflete diretamente na qualidade de formação dos futuros docentes, pois não há continuidade dos trabalhos que se iniciam. A professora informou que em Marechal Cândido Rondon são 4 cursos de licenciatura que realizam estágio nas escolas, em Toledo são 2 e em Cascavel são 6 cursos. As professoras chegaram a constatação de que a demanda de alunos de licenciatura é superior a demanda de turmas na educação básica. “Há mais professores do que alunos”, analisou Iria que alertou que a tendência é da diminuição do número de alunos nas escolas, isso segundo ela devido também à redução da taxa de natalidade. A coordenadora pedagógica de educação básica do Núcleo de Educação afirmou que por enquanto não haverá junção efetiva das turmas ainda.
A professora Terezinha Lindino informou que a Unioeste vem formando turmas de 30 a 35 alunos nas licenciaturas. Sobre essa realidade Iria afirmou: “a escola não comporta essa demanda de estágio, precisamos pensar em estratégias”. Nesse sentido as professoras da Unioeste concordaram, pois segundo elas o Núcleo de Educação pode auxiliar no processo de realização do estágio, no momento em que se projetem estratégias para viabilizar a formação dos futuros profissionais.
 
Por Rosselane Giordani 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29