Casa de not%c3%adcias 1144x150

INTERNACIONAL

Putin autoriza “operação militar especial” e exército russo ataca o leste da Ucrânia

Presidente da Rússia já havia declarado a independência de regiões tomadas por separatistas
24/02/2022 - 08:58
Por TV Cultura


Vladimir Putin autorizou na madrugada desta quinta-feira (24) uma “operação militar especial” na região leste da Ucrânia. Em discurso, o presidente da Rússia declarou a independência de locais tomados por rebeldes separatistas, como Donetsk e Luhnask, por exemplo.

“O confronto entre forças ucranianas e russas é inevitável, é apenas uma questão de tempo”, disse Putin. Ele alega que quer “desmilitarizar” o país vizinho e cessar quaisquer ameaças a Moscou. “As circunstâncias exigem ação decisiva da Rússia. Não podemos tolerar ameaças”, completou.

A tensão mundial a respeito da situação no leste europeu começou há semanas, quando mais de 100 mil soldados russos foram encaminhados à fronteira com o território ucraniano, que pertencia à União Soviética antes de se tornar independente.

“Nossos planos não são de ocupar a Ucrânia, não planejamos nos impor sobre ninguém”, ressaltou o líder russo. Ele concluiu que é melhor que os soldados da nação atacada “larguem suas armas e voltem para casa”. Grandes explosões foram registradas em Kiev, capital ucraniana.

Comparação a nazistas

O presidente do país atacado comparou a Rússia com a Alemanha Nazista. A situação gera tensões mundiais desde que mais de 100 mil soldados russos foram enviados à fronteira.

"A Rússia atacou traiçoeiramente nosso território pela manhã, como a Alemanha Nazista fez nos anos da Segunda Guerra Mundial. A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial. A Rússia embarcou em um caminho do mal, mas a Ucrânia está se defendendo e não desistirá de sua liberdade, não importa o que Moscou pense", afirmou Volodymyr Zelensky.

Zelensky também anunciou que disponibilizará armas a qualquer pessoa que queira defender o país. "Daremos armas a quem quiser defender o país. Estejam prontos para apoiar a Ucrânia nas praças de nossas cidades", declarou através de suas redes sociais. Na conta oficial do país no Twitter, também foi publicada uma arte que mostra Hitler ao lado de Putin.

Até o momento, a Ucrânia relata que abateu mais de 50 soldados russos e destruiu seis aviões ao leste. Grandes explosões foram registradas em Kiev, capital da nação. Putin alega que que quer “desmilitarizar” o país vizinho e cessar quaisquer ameaças a Moscou.
Sem nome %281144 x 250 px%29