1144x150 %284%29

GERAL

Certi da Pioneiro comemora Dia dos Pais

 

Os pais-avôs do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), na Vila Pioneiro, comemoraram antecipadamente, na sexta-feira (12), o Dia dos Pais. Após inúmeras brincadeiras e gincanas pela manhã, em que se vestiram até de mulher, 104 respeitáveis senhores de cabelos grisalhos confraternizaram-se em um almoço marcado por música e bom humor. “O nosso objetivo de hoje era fazê-los felizes e para tanto conseguimos duas conquistas. Primeiro, trazê-los até aqui e segundo que participassem das atividades”, avalia Odete Ravache, coordenadora do Certi.

13/08/2011 - 05:51


Em Toledo, são aproximadamente 8,7 mil idosos, sendo que os homens compõem 35% deste universo. O presidente do Conselho Municipal de Idosos, Edgar Ravache, acredita que isto resulta dos poucos cuidados que o sexo masculino dá a própria saúde. “Há aquele preconceito e uma desculpa econômica de que ir ao médico é caro. Eles também penam com a síndrome do Ninho Vazio, quando os filhos vão embora, sofrendo caladamente e reclusos em casa”, aponta Edgar. Presente ao evento, o vice-prefeito Lúcio de Marchi destaca a importância do Certi. “Isto aqui se trata de uma indústria viva, sem chaminés e que produz desenvolvimento humano. Quem frequenta este lugar vai viver, no mínimo, mais trinta anos”, acredita Lúcio.
Morador de Bom Princípio, Romeu Dengaten conta que criou os três filhos a base da conversa, sem nunca precisar de violência. “Nunca dei uma palmada neles e prometi a mim mesmo que nunca bateria em uma criança”, relata o ex-lavrador, que veio há 42 anos de Carazinho–RS para conhecer a esposa de Alegrete-RS e constituir família em Toledo. “Tive uma infância difícil, apanhei em casa e na escola, por qualquer coisa a professora usava uma varinha para nos castigar. Acabou que não aprendi a ler e escrever. O trabalho na lavoura me trouxe hérnia e problemas na coluna”, lamenta Dengaten, alegrando-se ao falar dos sete netos. “Difícil de explicar, eles são mais do que os filhos. Neste Dia dos Pais, só quero a paz como presente”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29