1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Colégio La Salle comemora 65 anos da presença Lassalista em Toledo

As seis décadas e meia são marcadas pela formação técnica e socioemocional de diversas gerações

28/02/2022 - 17:32
Por Assessoria


Na sexta-feira (25), a comunidade Lassalista completa 65 anos da sua presença em Toledo, formando gerações de jovens, que têm feito a diferença nas comunidades onde estão inseridos. É um ano de ações e reflexões sobre os desafios da educação.

Para comemorar os 65 anos, o Colégio La Salle preparou diversas ações, mas as comemorações devem se estender ao longo do ano letivo. “Nesta semana, tivemos o lançamento oficial do nosso selo, que representa nossa trajetória ao longo desses 65 anos, de formar pessoas para a vida e para o mundo. Teremos a comemoração com nossos alunos e, no sábado (23), tivemos a Celebração na Catedral Cristo Rei”, comentou o Diretor do Colégio La Salle de Toledo, Irmão André Müller.

O Diretor lembra que o ano escolar foi pensado em consideração à reflexão proposta pelo Papa Francisco, Pacto Educativo Global. “Nosso compromisso, ao longo destas seis décadas e meia, sempre foi formar pessoas integralmente, ou seja, para a vida e para o mundo. Nosso Programa Educativo sempre olhou para as transformações do mundo, a necessidade de pessoas capazes técnico-cientificamente, mas também, socioemocionalmente. Pessoas abertas ao diálogo, à inclusão, ao desenvolvimento sustentável e, sobretudo, com o compromisso de construir um mundo melhor para todos”.

A presença Lassalista em Toledo está intrinsicamente ligada à história do desenvolvimento da cidade e região. “Formamos pessoas em diversas áreas do conhecimento: empresários, médicos, advogados, professores, juristas, engenheiros e, tantas outras, que vemos fazendo a diferença no mundo. Estão gerando empregos, promovendo equilíbrio social, cuidando de pessoas, estão à frente de entidades e cooperativas, que transformam a realidade de muitas famílias. E este é o intuito de formar as pessoas integralmente”.

A mensagem do Papa Francisco, no lançamento do Pacto Global Educativo, trata das mudanças do mundo e das respostas necessárias que a Educação deve oferecer, propondo a construção de uma “aldeia da educação”, que seja capaz de acolher a diversidade e partilhar o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas. “Entendemos que a mensagem do Papa é um convite à reflexão permanente sobre os rumos e a aplicação dos conhecimentos construídos. Construímos, nestes 65 anos trilhas, as quais habilitam nossos estudantes ao conhecimento científico, mas também, que os formam como pessoas capazes a esse diálogo e a esta partilha”, destacou o Diretor.

Em sinal de renovação deste compromisso, o Colégio La Salle de Toledo traçou significativas inovações para este ano. “No campo científico, inauguramos o Laboratório Maker – um Laboratório Avançado de Tecnologia e Inovação. Um ambiente de experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento. Inovamos no material didático, colocamos à disposição dos alunos aplicativos de apoio formativo, ampliamos o Programa Bilíngue, os estudantes do Ensino Médio têm a possibilidade de dupla certificação: brasileira e americana, entre tantas outras inovações. Também consolidamos diversos projetos em artes, formação humana e educação ambiental, porque acreditamos que por meio deles, formamos pessoas sensíveis e abertas ao mundo. O despertar para o equilíbrio sustentável do ambiente, o contato com as mais diversas formas de arte: literatura, música, teatro e pintura despertam a sensibilidade humana e a delicadeza necessária para olhar e reconhecer o outro. Assim, construímos a rede de relações humanas e abertas, que o Papa Francisco nos convida a construir”, finaliza o Irmão e Diretor do Colégio La Salle de Toledo, André Müller. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29