Esse projeto consiste em fazer uma avaliação de todos os alunos da escola, pelos seguintes critérios: comportamento na instituição, em sala de aula, respeito com os colegas, funcionários, professores, cuidado com os materiais didáticos, freqüência escolar, zelo com escola e cuidado com o meio ambiente. A avaliação é feita semestralmente, pelos professores e diretores. Após este abalançamento, os alunos destaque participarão de um passeio ou visitas educativas, como forma de recompensa pelo esforço e dedicação ao logo do semestre. De acordo com a coordenadora da instituição, professora Maria Auxiliadora Perón, o projeto surgiu com a idéia de premiar, de forma educativa, o melhor aluno de cada turma, como um incentivo à educação, por todo seu esforço escolar. “Esse projeto valoriza a criança no seu desenvolvimento integral. Nós explicamos para os alunos como funcionária, como seria a recompensa, como seria desenvolvido. Assim, de forma incentivadora, eles buscaram dar o melhor de si e dedicaram-se ainda mais nos estudos. Tudo isso se refle na educação de cada um”, explica a professora, destacando que o projeto iniciou este ano e as mudanças já foram percebidas. “O comportamento pessoal pôde ser percebido, tanto em sala de aula, como durante o intervalo, o contato com os professores, funcionários e colegas”, declara.
Durante a visita, uma professora da biblioteca contou uma história, depois eles participaram de atividades lúdicas, como leitura e teatro. Após isso, a bibliotecária responsável, Nancy Futagami, levou as crianças para conhecerem o prédio da Biblioteca Pública. Segundo ela, muitas destas crianças ainda não conheciam a instituição. “Trazer elas para uma biblioteca é essencial para completar os estudos adquiridos em sala de aula. As crianças, estando dentro de um ambiente educacional, que não seja a sala de aula, conseguem absorver ainda mais, além do que é aprendido na escola. Muitos destes alunos têm agora a oportunidade de conhecer uma Biblioteca Pública, principalmente de um espaço que é de todos”. Após as atividades lúdicas e depois de conhecem o prédio da Biblioteca e todas as suas repartições, e além dos brigadeiros e refrigerantes, cada aluno recebeu da Biblioteca um livro de literatura infantil. Os próximos alunos, destaques de turma, serão apresentados no final deste semestre. O local para visitação ou atividades que eles terão como prêmio, ainda não foi definido.
Da Assessoria - Toledo